A fotografia de paisagem pelo olhar feminino é a grande novidade do V Festival de Fotografia de Paisagem – IMAGINATURE 2018 - , que decorre em Manteigas entre os dias 27 e 28 de outubro.
Em destaque estará Isabel Díez uma das mais conceituadas fotógrafas de paisagem do mundo que fará uma apresentação intitulada “Caminhando à Beira Mar”, onde irá partilhar a sua paixão pelo mar e pela paisagem costeira, numa abordagem intimista e criativa.
A presença no festival de fotografia de Manteigas da fotógrafa do País Basco marca a estreia de fotógrafos internacionais no IMAGINATURE e evidencia a aposta no olhar feminino sobre a paisagem.
Para além de Isabel Díez vai ser possível conhecer a visão mais abstrata e criativa de Tatiana Brasil, as paisagens de todo o mundo captadas por Clara Gamito, o olhar muito íntimo e pessoal de Elsa Marques dos Santos ou a vertente da consultoria visual mostrada por Ana Morais.
Para esta edição do Festival de Fotografia de Paisagem que leva a Manteigas grandes nomes da fotografia de natureza e de paisagem portuguesa o foco está centrado na visão mais íntima e interior do fotógrafo.
“Vamos olhar para a abordagem criativa da fotografia e para a fotografia de paisagem entendida como uma forma de arte e não como um mero registo”, afirma Luís Afonso responsável pela programação do IMAGINATURE 2018, explicando porque decidiu intitular a edição deste ano como “Paisagem Interior”. Nesta lógica, defende que “o fotógrafo não precisa de estar no lugar certo à hora certa, como é hábito dizer. O fotógrafo precisa, sim, de ter alguma coisa para contar”.
O tema vai estar bem presente em todas as atividades planeadas para os dois dias do festival e que inclui saídas de campo, exposições, testes de equipamentos fotográficos das principais marcas e também uma masterclass sobre a arte da edição. “A fotografia tem princípio, meio e fim. Não se reduz à captura. Antes e depois há processos criativos quando se quer abordar a fotografia como arte e não como registo”, refere ainda Luís Afonso.
A realização de um passeio fotográfico em plena Serra da Estrela e a inauguração da exposição “Sinfonia de Neptuno” do prestigiado fotógrafo de natureza português Luís Quinta (que fará ainda uma apresentação durante o festival intitulada “Montes, vales… e Mar”), colaborador regular da National Geographic Magazine, que integrou a “Dream Team” do maior projeto fotográfico sobre natureza na Europa – “Wild Wonders of Europe”, são outras das novidades.
Com a nova edição do festival de fotografia, serão também conhecidos os novos vencedores do XXXII Concurso de Fotografia de Manteigas, o mais antigo concurso em atividade de fotografia de paisagem de natureza, e o Fotógrafo de Paisagem do Ano.
Comentários