De Portugal viajou para o efeito uma comitiva da autarquia, incluindo o vice-presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Arnaldo Brás, o presidente da Assembleia Municipal, Valter Lemos, a vereadora da Cultura, Teresa Antunes.
Foram também convidadas algumas artesãs que trabalharam na obra: Anabela Pires Rodrigues Rosindo, Ana de Jesus Antunes Pereira, Maria Rosa Robalo Gonçalves, Gracinda Conceição Marques e Maria Manuela Aleluia.
Na cerimónia vão estar presentes o embaixador de Portugal no Reino Unido, Manuel Lobo Antunes, o cônsul em Manchester, Jorge Cruz, o representante oficial da rainha Isabel II na cidade, Lord-Lieutenant Warren Smith, e do Lord Mayor de Manchester, Eddy Newman.
Dez portugueses residentes no Reino Unido vão transportar e colocar as frentes de altar durante o serviço religioso, que terá lugar a partir das 10:30 horas.
A bandeira portuguesa será hasteada no topo da Catedral durante a cerimónia, que será conduzida pelo deão Rogers Govender e contará com intervenções do curador britânico Alnoor Mitha, fundador da Asia Triennial, e do vice-presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco.
O convite para produzir uma obra de arte contemporânea permanente surgiu após o sucesso de uma exposição temporária que a artista, então radicada na cidade do norte de Inglaterra, realizou em 2014 na sé, intitulada "Mulheres do meu País”, que atraiu mais de 200 mil visitantes.
Na altura, decorou o espaço com uma peça de grande dimensão, uma "Manta" composta por adufes produzidos no mesmo distrito, em Idanha-a-Nova.
Cristina Rodrigues produziu 158 desenhos de grandes dimensões até chegar aos quatro finais que foram aprovados pelo Conselho Diretivo Local da Catedral de Manchester e, posteriormente, pelo Conselho Diretivo Nacional.
Os motivos são inspirados em temas florais e campestres tradicionais da zona de Castelo Branco e bordados usando uma palete de cores original.
As sete obras têxteis foram ser executadas em linho e bordadas a seda natural, por seis bordadeiras de Castelo Branco na Oficina Escola do Bordado de Castelo Branco, num espaço que pertence à autarquia.
A coleção, intitulada "Kingdom of Heaven" [Reino do Paraíso], pertence à Catedral de Manchester, mas vai viajar em breve em digressão internacional.
Comentários