A proposta é simples: com a Urbiwise.com, qualquer pessoa - seja proprietário, comprador ou interessado num imóvel - pode aferir, de forma independente e gratuita, a valorização de uma propriedade, seja uma casa ou um apartamento ou outra tipologia.
Esta avaliação e valorização é realizada com recurso a centenas de fontes de informação, monitorizando o comportamento do mercado e observando o histórico de ofertas e transações de todas as casas, bairros, zonas, freguesias e concelhos do país. Toda a informação é depois processada com recurso a algoritmos de Inteligência Artificial, que projetam um preço para cada casa ou andar em Portugal continental e ilhas.
Acedendo à plataforma Urbiwise.com, basta inserir a morada ou o respetivo código postal para ficar a saber a avaliação da sua propriedade ou da propriedade que está interessado em adquirir. "Sem custos, sem intermediários, de forma automática e com o maior critério de fiabilidade e certeza possível", afirmam os promotores.
A Urbiwise apresenta-se ao mercado como parceiro dos consumidores (compradores, vendedores ou interessados), mas igualmente dos agentes imobiliários, bancos, seguradoras, utilities (Telcos; elétricas; gás etc) e outras, disponibilizando um instrumento que permite nivelar a expectativa de preços com o comportamento do mercado.
"Numa perspetiva B2C (business to consumer) e B2B (business to business) e na procura de uma avaliação mais precisa, fina e rigorosa, vai ser possível a todos os intervenientes no mercado imobiliário aceder a um conjunto de informação muito detalhada sobre determinado imóvel, a sua zona envolvente com os seus pontos de interesse, de lazer e serviços de utilidade pública (Transportes, Escolas, Hospitais, etc) que será determinante para qualquer interessado que pretenda comprar uma habitação ou investir no mercado mobiliário, seja um particular, uma família, ou um fundo de investimento", pode ler-se na informação disponibilizada pela empresa.
A informação é recolhida junto de "centenas de fontes de informação" e trabalhada com "algoritmos de Inteligencia Artificial que vão oferecer ao decisor uma rigorosa avaliação do imóvel pretendido", que inclui, entre outras variáveis, a sua zona envolvente, e para o mercado B2B oferece um conjunto de informação de alto valor para diversos sectores:
Agências e agentes imobiliários podem obter uma informação mais precisa sobre a dinâmica do mercado em análise, com a tendência e a evolução das avaliações, da procura ou da oferta. Esta análise permite-lhes identificar oportunidades (de compra ou de venda) e apoiar tomadas de decisão de investimentos considerando os desvios entre as ofertas e os preços médios.
Os bancos, companhias de seguros, retalhistas, operadores de telecomunicações e utilities, podem também obter informação sobre a atratividade de uma dada zona e posicionar os seus serviços ou produtos num momento em que o comprador de uma habitação equaciona toda a sua carteira de fornecedores, sejam empréstimos, seguros, compra de mobiliário, eletrodomésticos, ou fornecimentos de comunicações, eletricidade, água ou gás.
Os fundos de investimento imobiliários podem obter informação qualificada sobre as melhores oportunidades de compra ou venda, em função dos preços médios de uma dada zona, comparada com ofertas especificas.
Alguns dados que são mapeados pelos algoritmos na Urbiwise.com: •5.6 milhões de endereços de casas • 650 mil casas identificadas com as respetivas características (info detalhada por cada casa: Areas internas; áreas comuns; ar condicionado; se tem jardim; piscina; condominio; etc etc etc.) • 350 mil pontos de interesse (serviços, serviços públicos, cultura, lazer, entretenimento, cafés e restaurantes, etc…) • Distâncias casa-trabalho
A plataforma Urbiwise.com foi desenvolvida pela empresa portuguesa Singularity Digital Enterprise. A Urbiwise.com conta com um acionista de referência, Javier Manãs, que desenvolveu uma das primeiras PropTech para o mercado imobiliário espanhol – a MADIVA – que mais tarde foi adquirida pelo BBVA, sendo hoje comercializada sob a marca BBVA Valora. A restante equipa é constituída por: Pedro Martins, CEO e fundador da Singularity Digital Enterprise,Hugo Cartaxeiro, co-fundador, Jorge Sietra, com a área de IT e big data, Steve Brains e José Duarte, ambos investidores e com background em multinacionais.
Comentários