Para onde caminha o futuro da ciência em Portugal?
No dia em que o Ministério da Educação anunciou que as Unidades de Investigação & Desenvolvimento com financiamento para 2025-2029 terão maior flexibilidade na gestão das verbas, a Comissão de Trabalhadores da Universidade de Coimbra denunciou a precariedade laboral da investigação científica em Portugal.
Segundo o Ministério, as novas regras eliminam a necessidade de autorização prévia da Fundação para a Ciência e Tecnologia alterações internas no orçamento, desde que respeitados limites.
Os contratos de trabalho vão também ser privilegiados, uma vez que os apoios a bolsas de pós-doutoramento vão deixar de ser elegíveis a partir de 2026.
No entanto, o anúncio acontece num dia de protesto para vários orgãos da Universidade de Coimbra.
A Comissão de Trabalhadores da instituição publicou hoje um manifesto, que denuncia não só a precariedade laboral mas também o "subfinanciamento crónico" da investigação em Portugal.
O documento, intitulado "A Insustentável Leveza da Ciência" descreve a carreira de investigador em Portugal como "instável e sem perspetivas".
Mesmo depois do anúncio feito hoje, o manifesto deixa um apelo ao próximo Governo por uma mudança urgente no modelo de financiamento, de modo a garantir estabilidade profissional. Destaca que apenas 12% dos investigadores da Universidade de Coimbra têm contrato por tempo indeterminado e critica a irregularidade e insuficiência dos concursos de financiamento da FCT.
Já a Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) exigiu hoje à Universidade de Coimbra melhores condições para doutorandos e bolseiros.
Em carta aberta ao reitor, a associação critica a falta de transparência no uso do excedente das propinas pagas pela FCT, a atribuição desigual de apoios para investigação e a precariedade dos contratos, com bolsas de curta duração que comprometem a qualidade da investigação.
- 17:09
- As primeiras publicações nas redes sociais a sugerir que o apagão elétrico que deixou a Península Ibérica às escuras no dia 28 de abril teria sido provocado por um ciberataque russo poderão ter tido origem em Portugal, conclui uma investigação.
-
- 16:31
-
Membro da comunidade cigana apresenta queixa contra Chega. “Racista. Nós trabalhamos, nós temos tantos direitos quanto vós"
Um pequeno grupo de pessoas de etnia cigana manifestou-se hoje contra a política "racista" do partido Chega, exigindo o fim do ódio contra esta comunidade, com André Ventura a responder que "têm de trabalhar" e "cumprir regras".
-
- 16:30
-
As estrelas têm som? Cientistas descobrem novo dispositivo que permite ouvir "a música" das estrelas
Um equipa de astrónomos conseguiu ouvir a “música” e explorar o interior de um tipo de estrela considerada até agora demasiado silenciosa para ser investigada, revela um estudo divulgado na terça-feira no The Astrophysical Journal.
-
- 16:04
-
Cerca de 241 mil eleitores inscreveram-se até hoje no voto antecipado
Cerca de 241 mil eleitores inscreveram-se até às 08h00 de hoje na modalidade de voto antecipado em mobilidade, segundo a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI).
-
- 14:44
-
Seis países europeus condenam novo plano de Israel para Gaza
Seis países europeus condenaram hoje o novo plano de Israel para Gaza, território que sublinham ser "parte integrante do Estado da Palestina" e que "pertence ao povo palestiniano".
-
- 14:16
-
Relatório considera que comunicação do Governo sobre apagão contribuiu para desinformação
Investigadores do MediaLab do ISCTE consideram que a "ausência de comunicação institucional eficaz" por parte do Governo contribuiu para a especulação e para a difusão de desinformação relativamente às causas do apagão.
-
- 14:16
-
Reino Unido em contacto com outros países para acalmar tensões entre Índia e Paquistão
O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, revelou hoje estar em contacto com outros países para tentar evitar a escalada dos confrontos entre a Índia e o Paquistão, duas potências nucleares, que já causaram nas últimas horas dezenas de mortos.
-
- 14:15
-
Comissão Europeia leva Hungria a tribunal por falhar lei contra tráfico humano
A Comissão Europeia levou a Hungria ao Tribunal de Justiça da União Europeia (UE) por falhar o cumprimento da legislação sobre o tráfico humano.
-
- 13:42
-
Apagão: REN mantém limitação à importação de eletricidade de Espanha até dia 12
A capacidade de interligação entre Portugal e Espanha é retomada na quinta-feira, mas limitada a 1.000 MW no sentido importador pelo menos até segunda-feira, 12 de maio, segundo aviso publicado na página da REN - Redes Energéticas Nacionais.
-
- 13:31
-
Raimundo acusa Governo de ser o único responsável pela greve na CP
O secretário-geral do PCP acusou hoje o Governo de ser o único responsável pela greve na CP, pedindo ao ministro das Infraestruturas para resolver os problemas dos trabalhadores, em vez "de perder tempo" com campanha eleitoral.
-
- 12:28
-
Bruxelas leva Portugal a tribunal por não aplicar totalmente lei de serviços digitais
A Comissão Europeia anunciou hoje ter levado Portugal ao Tribunal de Justiça da União Europeia por não aplicar na totalidade a nova Lei dos Serviços Digitais, dado que não conferiu poderes supervisores nem definiu regras sobre sanções.
-
- 11:05
-
Eurovisão 2025 "caótica e perturbadora". Concorrentes defendem Israel fora da competição
Numa carta dirigida à União Europeia de Radiodifusão (UER), 72 concorrentes e ex-concorrentes defenderam a saída de Israel da Eurovisão.
-
- 10:28
-
Intensifica-se o conflito entre a Índia e o Paquistão
O conflito entre Índia e Paquistão ficou ainda mais tenso esta quarta-feira com bombardeamentos das forças de Nova Deli contra o país vizinho e uma troca de disparos de artilharia na disputada região da Caxemira, um conflito que matou dezenas de civis.
-
- 10:07
-
Ex-Presidente Joe Biden acusa Trump de apaziguar o líder russo ao pressionar a Ucrânia
O ex-Presidente norte-americano Joe Biden afirmou que a pressão de Donald Trump sobre a Ucrânia para ceder territórios à Rússia é uma forma moderna de apaziguar o chefe de Estado russo, Vladimir Putin, numa entrevista à BBC.
-
- 10:05
-
Ucrânia: Zelensky quer mais pressão sobre Moscovo
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, apelou hoje a uma maior pressão sobre Moscovo após os mortíferos ataques russos a Kiev durante a noite, antes da entrada em vigor de um cessar-fogo de três dias ordenado unilateralmente pelo Kremlin.
-
- 09:51
-
Vítimas de médico "predador sexual" fecham acordo de 750 milhões de dólares
A Universidade de Columbia e o Hospital Presbiteriano de Nova Iorque fecharam um acordo de 750 milhões de dólares com centenas de mulheres abusadas sexualmente por um ginecologista reformado, anunciou na terça-feira Anthony DiPietro, advogado de algumas das vítimas.
-
- 09:02
-
Imigração ilegal. 13 detidos, inclusive funcionária do MNE, depois de "complexa investigação"
A operação Gambérria desmantelou hoje um grupo que se dedicava "à prática reiterada de crimes de auxílio à imigração ilegal, associação de auxílio à imigração ilegal, corrupção, branqueamento de capitais e falsificação de documentos", diz a PJ em comunicado. Muitos dos imigrantes legalizados por est
-
- 07:58
-
Robert Prevost eleito Papa. Nome escolhido: Leão XIV
O Conclave para eleger o sucessor do Papa Francisco teve início a 7 de maio e terminou com a eleição de Leão XIV no dia seguinte. O SAPO24 acompanhou tudo, minuto a minuto.
-