Trump diz mata, Rubio diz esfola: EUA prestes a abandonar as negociações de cessar-fogo na Ucrânia
Se por um lado durante a campanha eleitoral norte-americana Donald Trump prometeu ser capaz de acabar com a guerra na Ucrânia em 24 horas, agora já parece admitir que se tratava de sarcasmo, isto depois de outros membros do executivo começarem colocar a possibilidade de se afastarem de moderar o cessar-fogo entre a Rússia e a Ucrânia.
Durante uma visita a Roma, JD Vance manifestou o seu otimismo sobre a evolução das negociações com Moscovo e Kiev, à margem de um encontro com a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni.
“Quero informar a primeira-ministra sobre as negociações entre a Rússia e a Ucrânia, e também sobre certas coisas que aconteceram nas últimas 24 horas”, declarou Vance, acrescentando: “Não quero prejudicar nada, mas estamos realmente otimistas de que podemos acabar com esta guerra tão brutal”.
Estes comentários contrastam com aqueles que foram produzidos pelo secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, que ameaçou “seguir em frente” se os Estados Unidos chegarem à conclusão de que “não é possível” alcançar a paz na Ucrânia.
“Os Estados Unidos têm outras prioridades”, observou Rubio à saída de França após uma série de reuniões na véspera com representantes ucranianos e europeus em Paris, insistindo que Washington não queria que a questão da Ucrânia se arrastasse por “semanas e meses”.
Já o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou também esta sexta-feira que o país "abandonará" em breve a mediação para acabar com a guerra na Ucrânia se não houver progressos por parte de Kiev e Moscovo.
"Sim, muito em breve", respondeu Trump a repórteres na Sala Oval quando questionado se corroborava a declaração de Rubio.
"Não há um número específico de dias, mas queremos que isto seja feito rapidamente", acrescentou.
"Agora, se por algum motivo um dos lados dificultar muito, vamos simplesmente dizer: 'Vocês são idiotas. Vocês são uns idiotas. Vocês são pessoas horríveis', e vamos embora", disse Trump. "Mas espero que não tenhamos que fazer isso", acrescentou.
Recorde-se que a Ucrânia concordou com um cessar-fogo temporário completo e acusou a Rússia de tentar ganhar tempo para estar numa melhor posição de negociação.
Trump surpreendeu todos ao iniciar negociações com Putin em fevereiro, logo após assumir o cargo.
Esta sexta-feira, o presidente americano negou ter sido "enganado" pelo líder russo, que desmentiu que o seu país fosse invadir a Ucrânia até ao dia anterior ao ataque.
"Ninguém está a brincar comigo, estou a tentar ajudar", disse o magnata republicano.
Recorde-se que os representantes dos Estados Unidos, da Ucrânia e europeus concordaram em voltar a reunir-se na próxima semana em Londres, após um primeiro encontro que se realizou na quinta-feira em Paris.
Estas rondas diplomáticas acontecem numa fase em que Washington e Kiev se aproximam de um entendimento que concederá aos Estados Unidos acesso a vastos recursos minerais da Ucrânia e que poderá ser assinado já na próxima semana.
*Com AFP
- 20:27
- Já é conhecida a chave vencedora de 18 de abril. Há 52 milhões de euros para o 1.º prémio.
-
- 19:35
-
Transfobia no Maria Vitória: PLATEIA condena despedimento de mulher trans e exige desculpas a Helder Costa
A PLATEIA – Associação de Profissionais de Artes Cénicas condenou hoje o despedimento de uma mulher trans do Teatro Maria Vitória, em Lisboa, acusando o dono de transfobia, exigindo esclarecimentos e que Helder Costa se desculpe.
-
- 18:03
-
Trump considera destituir o presidente da Reserva Federal
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a sua equipa consideram a possibilidade de destituir o presidente do Reserva Federal (Fed), Jerome Powell, disse o principal assessor económico da Casa Branca esta sexta-feira.
-
- 17:09
-
Cessar-fogo na Ucrânia: enquanto Rubio ameaça abandonar, Vance está otimista
O vice-Presidente dos Estados Unidos, JD Vance, disse hoje que está otimista em relação a um cessar-fogo na Ucrânia, enquanto o chefe da diplomacia norte-americana, Marco Rubio, alertava que Washington abandonará as negociações se não houver progressos.
-
- 15:47
-
Sexta-feira santa: Américo Aguiar fala sobre “tempo de dor”, “ ganância” e “guerra económica mundial”
O bispo de Setúbal, Américo Aguiar, disse hoje que se vive “um tempo de dor” e “um tempo de ganância” de “guerra económica mundial”, apontando o “descalabro de valores e referências” e a “distribuição de riqueza totalmente injusta”.
-
- 15:22
-
Existe vida fora da Terra? "Posso dizer com realismo que podemos confirmar esse sinal dentro de um a dois anos"
Os cientistas descobriram um novo planeta, que, como a Terra, orbita uma estrela, que não é o Sol. Foram detetadas impressões químicas de gases na sua atmosfera que, na Terra, são produzidos apenas por processos biológicos, colocando em causa a possibilidade de existir vida fora da Terra.
-
- 14:45
-
Papa critica "economia que mata" nas meditações da Via Sacra
O Papa Francisco criticou "a economia que mata" nas meditações que escreveu para serem lidas hoje na Via Sacra, no Coliseu de Roma, uma vez que não pode estar presente por ainda estar a recuperar da infeção respiratória.
-
- 12:10
-
Pedro Nuno espera ser ouvido pelo Ministério Público antes da campanha
O secretário-geral do PS afirmou hoje esperar ser ouvido pelo Ministério Público antes do início da campanha eleitoral, considerando que é do interesse de todos que o seu caso seja clarificado, e recusou “qualquer equivalência” com Luís Montenegro.
-
- 11:11
-
Fim de semana de Páscoa com oito urgências fechadas no sábado e dez no domingo. Os serviços de urgência de obstetrícia e ginecologia são os mais afetados
Oito urgências vão estar fechadas no sábado e dez no domingo, a maioria de obstetrícia e ginecologia na região de Lisboa e Vale do Tejo, indica hoje o portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
-
- 08:50
-
El Salvador. Imigrante deportado por engano sai da prisão para beber margaritas com senador americano
O imigrante de El Salvador, Kilmar Ábrego García, deportado por engano pelo governo de Donald Trump, reuniu-se com o senador americano Chris Van Hollen, democrata. Pelas fotos publicadas nesta quinta-feira (17) na rede X pelo congressista e pelo presidente Nayib Bukele, parecem ter-se encontrado num
-
- 08:27
-
Trabalhadores de museus e monumentos nacionais em greve aos feriados a partir de hoje
Os trabalhadores dos museus e monumentos nacionais iniciam hoje uma greve ao trabalho suplementar e em dias de feriado, convocada até 31 de dezembro pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS).
-