É preciso que chova nos próximos dois meses
"O mundo acabou de conhecer um dos três meses de julho mais quentes de que há registo. E, claro, como todos sabemos, uma onda de calor muito prolongada e intensa afetou algumas partes da Europa", disse Clare Nullis, porta-voz da Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU) com sede em Genebra.
A situação não espanta. Em Portugal, o calor tem-se feito sentir: o mês de julho foi o mais quente dos últimos 92 anos, com temperaturas quase sempre acima do normal e com um registo de 47ºC em Pinhão, um novo extremo para julho no continente.
Além do calor, partes do mundo estão a sofrer uma seca severa. De acordo com a OMM, julho foi mais seco do que a média em grande parte da Europa, a maior parte da América do Norte, grandes partes da América do Sul, Ásia Central e Austrália.
Por cá, não há dúvidas quanto ao tema da seca. Feitas as contas, desde outubro do ano passado até hoje choveu praticamente metade do que seria normal, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Com todo o país continental em seca, 55% em classe de seca severa e 45% em seca extrema, o IPMA considera que a seca “teria um desagravamento significativo” se nos próximos dois meses chovesse acima da média. Mas adianta que tal só acontece em 20% dos anos.
Segundo o IPMA a atual previsão sazonal, “com todas as condicionantes conhecidas”, não indica “um sinal consistente de défice de precipitação”, ou seja, “poderemos prever que a precipitação ocorrerá com valores normais para esses períodos”.
Mas fica o alerta: apesar do “sinal positivo em termos da precipitação”, e tendo em conta o que choveu até agora e o que se prevê, o défice de água nas barragens e albufeiras dificilmente será colmatado. Assim, resta-nos fazer os possíveis para poupar a água que ainda temos.
- 18:21
- A Organização Mundial da Saúde (OMS) lamentou nesta terça-feira os relatos de ataques contra primatas no Brasil devido ao medo da varíola dos macacos e insistiu que os surtos atuais acontecem pela transmissão entre humanos.
-
- 17:42
-
Taça de Portugal conquistada pelo Desportivo das Aves leiloada em hasta pública
A Taça de Portugal de futebol conquistada pelo Desportivo das Aves em 2017/18 está hoje a ser leiloada em hasta pública no portal e-leilões, no âmbito da insolvência da SAD do clube do concelho de Santo Tirso.
-
- 17:09
-
Uvas e relações "azedas". Itália quer levar Eslovénia a tribunal devido a vinagre balsâmico
Afinal o que é vinagre balsâmico? A Eslovénia quer mudar o conceito, mas o governo italiano argumenta que os planos eslovenos para 'normalizar' a utilização da denominação ameaça os produtores tradicionais em Modena. E, por isso, começou um processo que pode terminar no tribunal.
-
- 16:55
-
O futuro de LeBron James passa por LA?
Aos 37 anos, King James prepara-se para aquela que vai ser a sua 20.ª (!) época na liga ao mais alto nível. Foram 11 anos em Cleveland, quatro em Miami e quatro em Los Angels. O que nos leva à questão: e agora? Vai ou fica? Foi o que tentámos perceber no último episódio do Bola ao Ar, podcast sobre
-
- 15:44
-
WhatsApp: vai poder sair de grupos sem (quase) ninguém perceber e esconder o seu estado
Aplicação vai ter novas funcionalidades em setembro.
-