O Amor nos Tempos de Coronavírus
Um dia vão escrever-se romances tendo como pano de fundo os dias de hoje. Esta é uma constatação tão óbvia como qualquer outra (afinal de conta, todas as épocas são reencarnadas na literatura). Mas falo especificamente deste início de 2020.
Será uma história que terá a atual epidemia do coronavírus — Covid-19, para sermos exatos — como elemento dramático numa qualquer trama amorosa gizada pelo seu criador.
Ao contrário da famosa obra de Gabriel García Márquez, será o Coronavírus e não a Cólera o problema a erradicar, não serão trocadas cartas por correspondência e o autor provavelmente não escreverá a sua narrativa ao estilo do realismo mágico, a não ser que queira fazer uma reatualização (ou um trabalho arqueológico) dessa corrente.
Mas isso é o futuro, falemos do presente.
A epidemia segue sem ainda mostrar sinais de abrandamento, mesmo que até já tenha acontecido anunciar-se números mais pesados do que a realidade veio a demonstrar e que o contínuo aumento de vítimas mortais “não significa” que a epidemia em si “esteja a aumentar”.
Dado o potencial infeccioso do Covid-19, são cada vez mais os eventos a serem adiados ou cancelados por questões de segurança, não só devido à concentração de pessoas, mas pelo facto de muitos dos participantes poderem vir de países sob alerta vermelho. Tendo em conta que o coronavírus afeta cada vez mais a normalidade global, mesmo em locais onde não se manifestou, o SAPO24 foi perguntar a quem sabe se é necessário tomar tantas precauções assim.
Portugal é um desses países onde ainda não houve casos positivos confirmados, mas isso não quer dizer que o coronavírus não continue a gerar sobressaltos.
- Somou-se hoje um sétimo caso suspeito de um portador da doença, uma criança que veio da China e que agora se encontra internada no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa. Ao final da tarde desta sexta-feira, veio a revelar-se negativo.
- Em vésperas dos 20 cidadãos repatriados de Wuhan saírem do seu isolamento — deverá acontecer amanhã, depois de serem submetidos a novas análises —, soube-se hoje que duas estudantes do Instituto Politécnico de Bragança, que foram à China celebrar o Ano Novo Chinês com a família, vão cumprir um período de 14 dias de quarentena quando regressarem a Portugal.
A ameaça do vírus vai permanecendo, mas tal não deve tornar-se impeditivo de vivermos a vida como ela deve ser vivida, com amor.
Essa foi a grande temática deste dia, e se ontem falei dos aspetos mais perniciosos desse sentimento, hoje destaco uma das suas virtudes mais frutuosas, a forma como germina a criatividade. Foi por isso que o SAPO24 partilhou os textos resultantes da iniciativa literária “O Primeiro Capítulo”, podendo lê-los aqui. Para além disso, mostrámos a forma como o amor resiste perante a guerra, converte os mais resistentes e manifesta-se das mais diversas formas.
Mas se o Dia de São Valentim é um pretexto para abordar as questões do amor com maior abnegação, isso não quer dizer que não possa partilhá-lo de outras formas. É por isso que lhe fazemos uma série de sugestões para este sábado:
- No Teatro São Carlos, em Lisboa, dá-se a estreia mundial da "Sinfonia (des)concertante". Criada por Ana Seara, esta obra é interpretada pela primeira vez num concerto com direção musical de Pedro Neves, o concerto conta com a participação do Coro do Teatro Nacional de São Carlos e da Orquestra Sinfónica Portuguesa.
- Também em Lisboa vai ocorre um concerto dos Resistência. A banda, que assinalou recentemente o seu 25.º aniversário, vai dar um concerto no Culturgest, onde não vão faltar clássicos.
- A oeste da capital, Zeca Pagodinho traz a sua "Roda de Samba" para o Casino Estoril. Com mais de 35 anos de carreira, aquele que é considerado um dos melhores sambistas e uma verdadeira estrela da música popular brasileira traz na bagagem antigos sucessos da sua carreira, assim como músicas do recém-lançado e 24.º álbum “Mais Feliz”.
- Já no Porto, Devendra Banhart faz o seu retorno a Portugal, aproveitando o cantor e compositor norte-americano de ascendência venezuelana apresenta o seu mais recente disco, “Ma”. O espetáculo vai acontecer no Hard Club.
- Se é de um musical o que procura, em Ílhavo vai estrear o espetáculo "Could Be Worse: The Musical", o mais recente trabalho e primeiro musical da parceria entre o Teatro Cão Solteiro e André Godinho. Com música original de PZ e música original adicional de Rodrigo Vaiapraia, Could Be Worse: The Musical tem texto de José Maria Vieira Mendes, coreografia de Sónia Baptista e Gonçalo Egito. Vai a cena na Casa da Cultura de Ílhavo.
- Ou talvez seja dança o que deseja. Em Guimarães dá-se a apresentação das coreografias "A Sagração da Primavera" e "Henri Michaux: Movements". O espetáculo está a cargo de Marie Chouinard, bailarina e coreógrafa canadiana com mais de 40 anos de carreira, sendo apresentado no âmbito da 10.ª edição do GUIdance- Festival Internacional de Dança Contemporânea, no Centro Cultural Vila Flor.
- 20:39
- Já são conhecidos os números do sorteio desta sexta-feira.
-
- 16:29
-
Donald Trump diz que tem o direito de interferir em casos judiciais
O Presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou hoje que tem o direito de interferir num processo judicial, mas que até agora decidiu não o fazer, a propósito da redução de pena de um seu antigo consultor.
-
- 16:12
-
Covid-19: Cancelar eventos a nível mundial é uma "atitude sensata", mas não há necessidade de "histeria"
Covid-19. A epidemia atravessa fronteiras e causa receio a quem tem de se deslocar de país em país e a quem se cruza com aqueles que o fazem — o que levou já ao cancelamento de grandes eventos. Mas é mesmo necessário? O SAPO24 falou com o coordenador do gabinete de crise da Ordem dos Médicos para o
-
- 16:12
-
Luanda Leaks. Consórcio de Jornalistas ainda não recebeu processo prometido por Isabel dos Santos
O presidente do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação disse hoje que a empresária angolana Isabel dos Santos ainda não colocou nenhuma ação em tribunal no âmbito dos 'Luanda Leaks', conforme afirmou há algumas semanas.
-
- 15:51
-
Festival MIL está de volta ao Cais de Sodré em março — e é este o cartaz
Manel Cruz, Maria Reis, Batida, Janeiro, Papillon e Sensible Soccers atuam em março no festival de música e convenção MIL – Lisbon Internacional Music Network, em Lisboa, cuja programação artística completa foi hoje anunciada.
-
- 14:41
-
Covid-19: Duas alunas chinesas do Politécnico de Bragança foram passar férias ao seu país natal, quando voltarem vão ficar em quarentena
Duas jovens que foram à China celebrar o Ano Novo Chinês com a família já sabem que quando regressarem a Portugal vão cumprir um período de 14 dias de quarentena devido ao surto de coronavírus, ainda que, à data, não apresentem qualquer sintoma suspeito.
-
- 13:55
-
Pedrógão Grande: AR rejeita proposta do Chega para inquérito parlamentar. Ventura falhou à votação
O parlamento rejeitou hoje a proposta do Chega para a constituição de uma comissão parlamentar de inquérito às alegadas fraudes relacionadas com a reconstrução de casas em Pedrógão Grande, numa votação onde o deputado André Ventura não participou.
-
- 13:51
-
PAN propõe 10% do Orçamento para reforçar proteção dos animais usados em investigação. Foi chumbado
Um projeto de lei do PAN para reforçar a proteção animal na investigação científica foram hoje rejeitados no parlamento, que viabilizou a discussão de uma outra resolução na especialidade. Projetos de resolução do PCP e do BE também não passaram.
-
- 13:34
-
Estudo revela que 67% dos jovens aceita alguns comportamentos de violência no namoro
Um estudo de âmbito nacional realizado pela UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta, hoje divulgado, no Porto, revelou que 67% dos jovens aceitam como natural pelo menos um comportamento de violência no namoro.
-
- 13:22
-
Mercedes apresenta novo carro de F1 com 'farpas' de Hamilton aos rivais
A Mercedes apresentou hoje o seu novo carro de Fórmula 1 para a temporada de 2020, em Silverstone (Inglaterra), num momento aproveitado pelo britânico Lewis Hamilton deixar alguns recados aos adversários.
-
- 13:20
-
OE2019: Mário Centeno diz que "é cedo" para saber se vai haver excedente mas há "confiança"
O ministro de Estado e das Finanças, Mário Centeno, afirmou hoje que "é cedo para fazer declarações sobre o valor" do saldo orçamental de 2019, numa conferência de imprensa em que salientou a prestação da economia no último trimestre.
-
- 13:04
-
Covid-19: Há mais um caso suspeito em Portugal. É uma criança regressada da China
A Direção-Geral da Saúde (DGS) anunciou hoje o sétimo caso suspeito de uma pessoa infetada pelo coronavírus. Os outros seis casos revelaram-se negativos.
-
- 12:59
-
Robôs na recruta: O futuro no campo de batalha já começou
Pelo céu, pelo mar e agora por terra. Os robôs estão a mudar a forma como se faz a guerra.
-
- 12:42
-
Premier League: Lobos contra Raposas naquele que poderá ser o jogo do ano
Com o campeonato resolvido, todas as emoções viram-se para os lugares que dão acesso à Liga dos Campeões e para os abaixo da linha de água. Hoje, dia 14, pelas 20h, acompanhamos um jogo que apesar de alguma pressão, emana mais expectativa e emoção que qualquer outro nesta que é uma jornada histórica
-
- 12:27
-
Hospitais CUF recusam fazer eutanásias
O grupo José de Mello Saúde, detentor dos hospitais CUF, afirma a sua “clara oposição à despenalização da morte medicamente assistida”.
-
- 07:35
-
Escrever não é fácil. Escrever sobre amor, menos ainda
Quando pensamos em poetas e romancistas, o amor surge como tema por excelência das suas obras. O que é verdade, mas está longe de ser simples. As palavras não são mesmo nada fáceis, mas foi esse o desafio que o SAPO24 e O Primeiro Capítulo lançaram - e hoje é com essas palavras que falamos do Dia do
-
- 06:32
-
"Renovação". A palavra de ordem do XIV Congresso da CGTP que começa hoje
O XIV congresso da CGTP começa hoje, no Seixal, marcado pela saída de um terço dos dirigentes do Conselho Nacional e de nove membros da Comissão Executiva, incluindo o secretário-geral, que será substituído por uma mulher.
-
- 04:53
-
“Se houver muitas dúvidas, a proposta cai”. Câmara admite retirar proposta que limita carros de "convidados" aos moradores da Baixa
O presidente da Câmara de Lisboa admitiu na quinta-feira abandonar a ideia de atribuir aos moradores da Zona de Emissões Reduzidas da Baixa 10 "convites" mensais para permitir o estacionamento de familiares ou amigos, se "não for muito pacífico".
-