O que nos move?
É difícil fugir ao tema. Começou hoje a greve dos motoristas de matérias perigosas. É uma questão que move muitos.
Move o Governo, que se reuniu ao final da tarde em Conselho de Ministros, em modo eletrónico, e que acabou por decretar requisição civil depois de considerar que não estão a ser cumpridos os serviços mínimos.
Move sindicatos e trabalhadores, que exigem um acordo para aumentos graduais no salário-base até 2022.
Move os patrões, que consideram que as propostas dos sindicatos não são suportáveis pelas empresas de transportes de materiais perigosas.
Move cada um de nós que precisa de antecipar como se vai organizar nos próximos dias caso a greve se prolongue - a greve não tem data para acabar.
Para que não se perca, no SAPO24 resumimos os principais destaques desta greve, ponto por ponto, e vamos estando em permanente atualização.
Há 35 anos, não a combustível, mas com a força que o corpo e a motivação permitem, movia-se a uma velocidade recorde Carlos Lopes. Foi a 12 de agosto de 1984, em Los Angeles, que o atleta fez história ao ser o primeiro português a subir ao degrau mais alto de um pódio olímpico.
Carlos Lopes percorreu 42 quilómetros e 195 metros em 2 horas, 9 minutos e (quase) 21 segundos - tenho dificuldade em acreditar sempre que percebo que isto dá uma média de quase 21 km/h. Este tempo só foi batido em 2008.
Carlos Lopes tinha 37 anos e a juventude nas pernas.
Por falar nisso: hoje celebra-se o Dia Internacional da Juventude. A data foi fixada pelas Nações Unidas há 20 anos - embora só se tenha celebrado pela primeira vez em 2000. O mote deste ano é “Transformar a educação”.
Quer a ONU que a educação seja mais “relevante, equitativa e inclusiva para todos os jovens”. Arrisco eu que este é um dos temas que podem contribuir para que o mundo gire de forma mais equilibrada e sustentável.
Três temas que movem muitos e que me fazem terminar o resumo de hoje com algumas questões.
Haverá algum tema que nos mova a todos de forma absoluta? Duvido.
Mas: não seremos todos movidos por algo que nos entusiasma, inquieta, desafia, dá medo, deixa um brilho nos olhos…? Diria que sim.
Assim, em jeito de desafio, deixo uma pergunta para cada um de nós que pode ficar “a marinar” durante a semana: e a mim, o que me move?
(Com uma rima a que não consigo fugir e que faz as delícias de alguns colegas meus na redação…) O meu nome é Margarida Alpuim e hoje o dia foi assim.
- 16:59
- O Governo decretou hoje a requisição civil dos motoristas em greve, alegando incumprimento dos serviços mínimos, anunciou Tiago Antunes, secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, após reunião do executivo por via eletrónica.
-
- 15:33
-
ANTRAM quer requisição civil "urgente" por incumprimento dos serviços mínimos
A ANTRAM acusou os sindicatos de não estarem a cumprir os serviços mínimos na greve de motoristas e pede uma requisição civil “urgente”, disse hoje o advogado André Matias de Almeida à Lusa.
-
- 14:30
-
Monções na Índia fazem 184 mortos e cerca de um milhão de deslocados, segundo novo balanço
As inundações provocadas pelas chuvas torrenciais das monções fizeram pelo menos 184 mortos na Índia e obrigaram ao deslocamento de cerca de um milhão de pessoas, segundo um novo balanço divulgado hoje pelas autoridades locais.
-
- 14:17
-
Motoristas: Longas filas de espera em postos de abastecimento em Espanha devido à greve
A greve dos motoristas, que se iniciou hoje, está a provocar longas filas de espera nalguns postos de abastecimento em Espanha, sobretudo na cidade fronteiriça de Huelva, avançou a Confederação Espanhola de Transporte de Mercadorias (CETM).
-
- 14:12
-
Ministro dos Negócios Estrangeiros iraquiano diz que Estados árabes da região podem garantir sozinhos segurança do Golfo
O ministro dos Negócios Estrangeiros iraquiano disse hoje que o Iraque e demais Estados árabes do Golfo não precisam que potências estrangeiras garantam a segurança da navegação no Golfo Pérsico.
-
- 13:04
-
Salah Abdeslam, suspeito dos atentados de Paris, acusado pelos atentados de Bruxelas em 2016
O único membro vivo do comando dos atentados de novembro de 2015 em França, Salah Abdeslam, foi formalmente acusado na Bélgica pelos ataques de 22 de março de 2016 em Bruxelas, indicou hoje a procuradoria federal.
-
- 11:52
-
Tenista João Sousa sobe dois lugares em ranking liderado por Djokovic
O português João Sousa subiu dois lugares no ranking mundial de ténis, passando a ocupar a 43.ª posição de uma classificação que foi hoje divulgada e continua a ser liderada pelo sérvio Novak Djokovic.
-
- 10:00
-
Hong Kong cancela maioria dos voos previstos devido a protestos no aeroporto
A maioria dos voos previstos para hoje com partida de Hong Kong foram cancelados, informou a autoridade aeroportuária local, depois de milhares de manifestantes pró-democracia terem invadido aquele que é um dos aeroportos mais movimentadas do mundo.
-
- 09:50
-
Incêndio nas Ilhas Canárias queima mais de mil hectares e deixa mil deslocados
Um incêndio que lavra na ilha Grã Canária, em Espanha, acumula já mais de mil hectares queimados e obrigou a deslocar mil pessoas, das quais 125 retiradas esta madruga das localidades de Tejeda e Artenara.
-
- 09:33
-
Antram rejeita ter subornado alguém para furar greve
A associação patronal Antram rejeitou hoje ter subornado motoristas de matérias perigosas para furarem a greve, tendo o porta-voz da associação acusado o sindicato nacional dos motoristas de mentir descaradamente.
-
- 08:51
-
Greve dos Motoristas. Mais de 430 postos sem combustível às 08:30
Mais de 430 postos de combustível de Portugal estavam, hoje às 08:30, sem gasolina ou gasóleo, o que representa 15% do total de postos do país, de acordo com informação divulgada pelo ‘site’ já não dá para abastecer.
-
- 08:25
-
Motoristas. GNR escoltou primeiros camiões a iniciarem funções
A GNR fez, hoje de manhã, escolta dos primeiros motoristas de matérias perigosas que saíram de Aveiras de Cima, onde está concentrado um piquete de greve, tendo conseguido que "tudo funcionasse normalmente", disse fonte daquela instituição.
-