O Metro de Lisboa prevê começar a funcionar às 10:30 em 03 e 10 dezembro, dias para os quais está agendada uma greve dos trabalhadores entre as 05:00 e as 10:00, adiantou hoje a empresa.
O presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, assegurou hoje que tem "mais vontade, mais entusiasmo e mais força do que nunca", após ter sido reeleito à frente do PSOE, apelando aos socialistas para voltarem a ganhar em 2027.
Um total de 91 ambulâncias dos corpos dos bombeiros vão integrar, a partir de segunda-feira, o Dispositivo Especial de Emergência Pré-Hospitalar (DEEPH) criado para responder ao aumento da procura das urgências nos próximos meses.
A instabilidade defensiva do FC Porto foi hoje relativizada pelo treinador Vítor Bruno, na véspera de os 'dragões' receberem o Casa Pia, na 12.ª jornada da I Liga de futebol, tentando regressar às vitórias cinco jogos depois.
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse hoje que um convite para adesão da Ucrânia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) "é necessário" para "sobrevivência" do país, vincando que isso permitiria ter garantias de segurança na negociação.
Pelo menos 44 pessoas foram hospitalizadas na capital da Geórgia, após a polícia usar canhões de água e gás lacrimogéneo na terceira noite de protestos contra a decisão do governo de suspender a adesão à União Europeia, segundo as autoridades.
O presidente do Conselho Europeu, António Costa, recordou a Restauração da Independência em Portugal, que hoje se assinala, para defender em Kiev a soberania da Ucrânia, num "início simbólico" de funções, segundo o Presidente ucraniano.
O Presidente sírio, Bashar al-Assad, prometeu hoje usar a "força" para erradicar o "terrorismo", após grupos rebeldes tomarem a cidade de Alepo, numa operação relâmpago que já causou mais de 300 mortos.
O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, admitiu hoje que o VIH/Sida prevalece entre os principais desafios de saúde pública no país, destacando, no entanto, resultados "encorajadores" no combate à doença nos últimos anos.
A atleta Susana Godinho Santos tornou-se hoje a terceira melhor portuguesa na maratona, ao cumprir a distância em 2:24.46 horas, apenas atrás de registos de Rosa Mota, em 1985, e Jéssica Augusto, em 2014.
Proibido nas escolas pela administração portuguesa e confinado às casas macaenses, o patuá, crioulo de Macau, sobrevive hoje no palco, pelas mãos dos Dóçi Papiaçam. Contam histórias de escárnio, para fazer rir, e recusam contos de fadas.
Marcelo Rebelo de Sousa presidiu hoje à cerimónia evocativa da restauração da independência em 1640, na qual o ministro da Defesa evocou os antigos combatentes e um pequeno grupo de manifestantes pediu o regresso de Olivença a Portugal.
Carlos Fernandes, inspetor policial, foi hoje o primeiro a votar para as nonas eleições autárquicas em Cabo Verde, numa das mesas da Escola Secundária Abílio Duarte, na capital, Praia.
A Polícia Judiciária e Marinha intercetaram, a cerca de 500 milhas de Cabo Verde, um pesqueiro com bandeira do Brasil com 1,6 toneladas de cocaína a bordo, no âmbito de uma operação internacional de combate ao tráfico de droga.
A Presidente da Geórgia, Salomé Zourabichvili, pró-europeia, anunciou a sua recusa em abandonar o mandato, que termina este ano, enquanto não forem marcadas novas eleições legislativas no país, em plena crise política.
A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, mostou-se hoje convicta de que o novo presidente do Conselho Europeu terá uma liderança "forte, determinada e unida", no dia em que António Costa assumiu o cargo.
A Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinianos (UNRWA, na sigla em inglês) anunciou hoje a suspensão da entrega de ajuda humanitária na Faixa de Gaza, a partir de um ponto de passagem essencial com Israel.
A chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Kaja Kallas, admitiu hoje sanções ou outras penalizações contra o governo da Geórgia pela repressão dos protestos pró-europeus na capital do país, classificando o recurso à violência como "inaceitável".
O presidente do Conselho Europeu visitou hoje a Praça da Independência de Kiev, 11 anos após a onda de protestos para pedir a adesão da Ucrânia à União Europeia, salientando a coragem do povo ucraniano e o "futuro comum".
O mandarim, falado pela maioria da população chinesa, é opção crescente do ensino em Macau. Não é só o futuro do cantonês, língua dominante no território, que está em causa, mas a cultura local, adverte uma linguista.
Mais de três toneladas de sal e cerca de 700 figuras, com dezenas de cenas religiosas e de ofícios tradicionais, compõem o Presépio de Sal de Castro Marim, que é hoje inaugurado na vila algarvia.
A tradição do cante alentejano, classificado como Património da Humanidade pela UNESCO, é ensinada nas escolas de Ourique, num projeto que já permitiu criar um grupo coral infantil neste concelho do distrito de Beja.
O secretário-geral do PCP afirmou que o partido não fez "tudo ao seu alcance" para diminuir "perceções erradas" que existem sobre os seus posicionamentos a nível internacional e prometeu procurar encontrar novas formulações para as mitigar.