Estou a falar dos Estados Unidos e do Reino Unido, os dois países anglo-saxónicos que se consideram paradigmas de liberdade de expressão e que ultimamente estão a retroceder sob pressão de vários grupos religiosos e conservadores, woke e vigilantes. A tendência (ainda?) não chegou felizmente às demo
Quando pegamos num livro, raramente sabemos a viagem que vamos fazer, entre aquilo que as páginas contam e a nossa imaginação. Eis o relato de uma viagem a bordo de um livro, que começa numa igreja portuguesa e acaba na órbita de Saturno. Há baleias e uns quantos vulcões de gelo pelo meio.
Esta sexta-feira, o universo do golfe, e o mundo em geral, foi surpreendido com uma notícia inesperada: os sauditas compraram a PGA, a maior associação mundial de golfe, com quem litigavam há 2 anos.
Nas eleições europeias de 2024 vamos eleger os 705 eurodeputados, processo que desencadeará logo de seguida a renovação dos responsáveis das instituições europeias, designadamente da Comissão Europeia, agora presidida pela alemã Ursula von der Leyen.
Deixo-me ficar a ver televisão e, por causa duma série norte-americana, lembro-me duma bandeira espanhola com símbolos portugueses. As nossas cabeças são máquinas complicadas.
Desde o surgimento da geração Baby Boomer até à atual Geração Alpha, temos vindo a observar uma evolução contínua das atitudes, comportamentos e valores das diferentes gerações. Cada nova geração traz consigo um conjunto único de características, moldado pelas condições históricas e sociais da época
Na feira revejo algumas pessoas com quem simpatizo, outras de quem gosto realmente. Também vejo as outras – as quais, até há uns tempos, tenderia a cumprimentar com zelo e respeito. Hoje, se me ignoram, opto pela mesma moeda: bem vistas as coisas, é sempre mais fácil para quem não quer dar troco.
O 30 de maio marca o Dia Mundial da Esclerose Múltipla. Apesar de ainda não existir uma cura, existem tratamentos que procuram controlar a doença e aliviar os sintomas.
Ponto de partida a sete semanas das eleições gerais em Espanha: PP, 31,5%; PSOE, 28,1%. Para os socialistas, há cinco anos no governo de Espanha, pior que a diferença de 3,4 pontos percentuais em relação aos rivais de sempre à direita, há o efeito do tsunami eleitoral que lhes levou a liderança em s
O gosto por acumular livros apanha-se uma vez e dele dificilmente nos curamos. Normalmente, começa cedo e durante alguns anos os sintomas não são muito visíveis: afinal, é preciso algum tempo para acumular um número de livros suspeito.
De acordo com a maioria das opiniões, as recentes medidas do Governo para nos dar uma habitação viável são desconexas, ineficientes e inexequíveis. Porque é que os nossos governantes não pesquisam casos como o de Viena?
Os espanhóis são chamados a eleições no próximo domingo. Vão eleger a liderança de 8.131 municípios e de 12 dos 17 parlamentos de onde vão resultar os governos regionais de outras tantas comunidades. Mas estas eleições estão a ser vistas como primárias para as eleições gerais em dezembro.
Em Portugal, a precariedade na investigação continua a ser a marca d' água no Ensino Superior e na Ciência. De acordo com números de 2023 do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, 90% dos investigadores têm vínculos precários, não contando com os bolseiros de doutoramento.
Tina Turner é uma das artistas mais icónicas e influentes da história da Música. Com uma carreira que abrange décadas, a cantora destacou-se não apenas pelo seu talento excecional, mas também pela sua habilidade de se reinventar e conquistar novos públicos.
Por sentirem necessidade de serem cuidadas e aprovadas pelo outro, adotam muitas vezes comportamentos mais passivos ou submissos na maioria dos contextos. Por sentirem medo de serem rejeitadas ou abandonadas, agem de forma a tentar não desiludir os outros ou a fazê-los sentir emoções desagradáveis.
A Expo 98, dedicada aos oceanos, fez-se há 25 anos. Durante 18 anos vivi no Parque das Nações. O António (Mega Ferreira) dizia que era um bom sítio, mas que não se imaginava a viver numa zona da cidade cuja história estava por escrever, mesmo que tivesse sido ele o responsável pelo primeiro capítulo
Ainda não se falava de polarização e já as intervenções de Cavaco Silva eram garantia de uma guerra de claques. E fora isso, a voz de um ex-presidente deve servir mesmo para quê?