"Vocês mudaram a nível económico. Felicito Portugal pelo sucesso económico, vocês têm um crescimento económico que é verdadeiramente notável", destacou a chefe de Estado suíça, que hoje realiza uma visita oficial a Portugal, a convite do Presidente da República.
Doris Leuthard considerou que o Governo tem feito "um trabalho que vai na boa direção", em declarações à imprensa no Palácio de Belém, no final de um encontro com Marcelo Rebelo de Sousa.
A Suíça é o 10.º investidor no país e "quer fazer mais", sendo o terceiro parceiro comercial na Europa, comentou a Presidente da Confederação Suíça, para quem "há um potencial" para aprofundar o relacionamento.
"Espero que vamos aprofundar o dossiê para trabalharmos melhor juntos" em áreas como as energias renováveis ou a saúde, disse.
A Presidente suíça elogiou também a comunidade portuguesa que reside na Suíça, onde "é muito apreciada".
Doris Leuthard destacou ainda que António Guterres é o secretário-geral das Nações Unidas, o que mostra, mencionou, que Portugal tem "diplomatas e políticos de muito alta qualidade".
A responsável salientou ainda que Portugal e Suíça partilham valores semelhantes, nomeadamente na procura de "diálogo e de consensos" e o "respeito mútuo", mesmo quando há "tensões difíceis".
A Presidente suíça, que chegou a Lisboa num dia frio e chuvoso, comentou que trouxe consigo a chuva, "que era tão necessária depois desta seca, que também teve alguma responsabilidade na grande tragédia dos incêndios em Portugal".
A visita de Estado da Presidente da Confederação Suíça a Portugal começou hoje de manhã com uma cerimónia de deposição de uma coroa de flores no túmulo de Luís de Camões.
Após o encontro com Marcelo Rebelo de Sousa, Doris Leuthard vai ser recebida no parlamento, onde terá um encontro com o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues.
De seguida, a chefe de Estado suíça almoça com o primeiro-ministro, António Costa, no Palácio das Necessidades, sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros, antes de dar um passeio de elétrico por alguns dos bairros mais antigos de Lisboa.
Ainda esta tarde, a Presidente suíça visita a Fundação Champalimaud, e, à noite, participa num jantar oficial oferecido pelo Presidente da República, no Palácio Nacional da Ajuda.
Comentários