
O calendário foi definido hoje em conferência de líderes parlamentares, na Assembleia da República, em Lisboa.
A entrega está prevista para 13 de outubro, uma sexta-feira, dois dias antes da data limite – 15 de outubro, que este ano calha a um domingo.
As primeiras informações sobre o orçamento serão comunicadas pelo Governo a 11 de outubro, na habitual reunião com os partidos com representação parlamentar – PAN, PEV, PCP, BE, CDS, PSD e PS.
A apresentação do documento pelo ministro das Finanças, Mário Centeno, está prevista para 24 de outubro, na comissão de Orçamento e Finanças.
No outro dia será o ministro do Trabalho, Vieira da Silva, a apresentar o orçamento na mesma comissão.
Depois da votação na generalidade, com debate previsto para 02 e 03 de novembro, segue-se a discussão setorial, ministério a ministério, nas comissões respetivas.
As votações na especialidade, resultado de eventuais alterações propostas pelos partidos e aceites pela maioria, estão agendadas para 23, 24 e 27 de novembro.
Por fim, a votação final global, último ato parlamentar quanto ao Orçamento do Estado, antes de ser enviado ao Presidente da República, está previsto para 28 de novembro com a votação final global.
Antes da apresentação do orçamento, o Governo do PS terá de negociar com os partidos que o apoiam no parlamento – PEV, BE e PCP.
[Notícia atualizada às 12h36]
Comentários