“As previsões agrícolas, em 31 de janeiro, apontam para uma produção de azeite, na campanha de 2022, a rondar os 1,375 milhões de hectolitros (cerca de 126 mil toneladas), o que corresponde a uma diminuição de 40% face à campanha anterior”, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Ainda assim, apontou a autoridade estatística, “num ano com condições meteorológicas e hidrológicas muito desfavoráveis e após a produção recorde de azeite de 2021 (com 2,29 milhões de hectolitros), a produção de 2022 deverá ser a quarta maior de sempre”.
Segundo a entidade, “de um modo geral, o azeite produzido apresenta boa qualidade, com baixa acidez e boas características organoléticas”.
Já quanto aos cereais de inverno, as dificuldades sentidas na instalação das searas devido ao encharcamento dos solos, que impediram a entrada das máquinas nos terrenos para a realização das sementeiras, levaram à diminuição da área de trigo mole (-15%), de trigo duro (-25%), de cevada (-5%) e de triticale (-10%).
“De referir que, apesar da tendência de estabilização em redor dos 100.000 hectares das últimas campanhas, o cenário previsto corresponde à menor área de cereais de inverno desde que há registos sistemáticos”, realçou o INE.
Comentários