Há muito que se especulava sobre a contratação de Diomandé por parte do Sporting, mas só este final de terça-feira é que os leões confirmaram a chegada do jovem central.

O Sporting negociava o futebolista há várias semanas, com o Midtjylland, e chegou a um entendimento com os dinamarqueses a troco de 7,5 milhões de euros.

O negócio poderá chegar a um total de 12,5 milhões de euros, caso o jogador alcance determinados objetivos com a camisola verde e branca.

“O Sporting contratou Ousmane Diomandé, defesa-central de 19 anos, para a equipa principal de futebol. O novo ‘leão’ assinou com o emblema de Alvalade até 2027, tendo uma cláusula de rescisão no valor de 80 milhões de euros”, pode ler-se no comunicado hoje divulgado pelo clube lisboeta.

Numa nota publicada no sítio oficial, os dinamarqueses notam que receberam “uma quantia de um calibre que não pode ser recusada”, com o diretor desportivo Svend Graversen, citado em comunicado, a destacar o “grande interesse em vários países europeus” na contratação do defesa.

“O plano era que Ousmane regressasse para jogar por nós no verão, mas recebemos uma oferta irrecusável”, declarou.
No mesmo comunicado, Diomandé, de 19 anos, mostra-se “agradecido” ao Midtjylland, mas também pelo período “incrivelmente educacional” no Mafra, ao serviço do qual disputou a primeira metade da temporada, na II Liga, por empréstimo do emblema nórdico.

Com formação inicial no OS Abobo, da Costa do Marfim, Diomandé chegou em 2021/22 ao Midtjylland, mas apenas fez a estreia como profissional esta temporada no Mafra, somando 17 jogos e um golo.

Já hoje, em conferência de imprensa de antevisão do jogo de quarta-feira com o Sporting de Braga, para a I Liga, o treinador ‘leonino’, Rúben Amorim, abordou a contratação, elogiando o jovem como “um jogador com muito talento”.