As restrições de público mantêm-se até ao fim do desconfinamento, pelo que a I Liga – que termina a 19 de maio – e a Fórmula 1 – que decorrerá a 2 de maio – não poderão ter público nas bancadas. A notícia foi avançada pelo Expresso esta sexta-feira, com a confirmação do Governo.
Já casamentos e baptizados, segundo refere a mesma publicação, ficarão sujeitos a uma“avaliação de risco, pelas autoridades de saúde locais, para determinação da viabilidade e das condições da sua realização”.
Assim, nestes casos, a decisão caberá às autoridades locais de saúde já que a estratégia do executivo passa por um desconfinamento nacional e confinamento local, com exceção para as escolas, cujas medidas são sempre a nível nacional. No caso das escolas, apenas encerrarão localmente em situações de surtos graves locais.
Já os grandes eventos, festas dos santos populares e a abertura dos bares ficam em "stand-by".
A situação epidemiológica será avaliada de 15 em 15 dias em Conselho de Ministros e caso a matriz esteja na zona amarela, o desconfinamento pode não avançar em função do previsto nos calendários.
Comentários