Terminou hoje a Cascais 52 Super Series Sailing Week, terceira etapa do circuito internacional de monocascos (classe TP 52), que cumpre este ano a nona edição. A prova, organizada pelo Clube Naval de Cascais, contou com sete equipas (num total de oito que fazem parte do circuito) e nove regatas cumpridas.
A tripulação do Quantum Racing (Estados Unidos da América), atuais campeões do circuito, venceram em Cascais, etapa na qual contaram com o velejador olímpico Francisco Andrade como consultor local. A equipa tinha partido para o último dia de regatas com uma vantagem de cinco pontos sobre o Azzura (Itália-Argentina).
Para além de Francisco Andrade, a arte e o engenho de velejadores portugueses foram procurados por outras duas equipas. Gustavo Lima, com os britânicos do Alegre, e Afonso Domingos, com os russos do Bronenosec Gazprom, assumiram o papel de consultores locais na Cascais 52 Super Series Sailing Week.
Após a etapa de Cascais, o Azzura assumiu o comando da classificação geral no circuito, seguido do Quantum Racing. Estas duas equipas, que têm um histórico de boas prestações no Atlântico, dividem, entre si, a larga maioria dos troféus do circuito — quatro para o norte-americanos do Quantum Racing e três para o Azzura.
Recorde-se que após ter feito parte do TP 52 series por três vezes, Cascais recebeu no ano passado a Rolex TP52 World Championship 2018, prova dentro do circuito que atribui um título de campeão do mundo.
Depois do arranque em Menorca, Espanha (21 a 25 de maio), Cádiz (18 a 22 de junho), Cascais (16 a 20 de julho), o circuito segue para Palma de Maiorca (25 a 29 de agosto, onde se disputará o Rolex Championship) e termina em Porto Cervo, na Sardenha (24 a 28 de setembro).
Classificações do circuito 52 Super Series após três eventos:
1. Azzurra (ARG/ITA) (Alberto/Pablo Roemmers), 95 pts.
2. Quantum Racing (EUA) (Doug DeVos), 103 pts.
3. Platoon (ALE) (Harm Müller-Spreer), 103 pts.
4. Provezza (TUR) (Ergin Imre) 108 pts.
5. Bronenosec (RUS) (Vladimir Liubomirov) 112 pts.
6. Alegre (EUA/GBR) (Andrés Soriano) 136 pts.
7. Phoenix 11 (RAS) (Hasso Plattner) 154 pts.
8. Sled (EUA) (Takashi Okura) 164 pts.
Comentários