A final da Eurocup de basquetebol vai falar espanhol. Valencia Basket Clube e Unicaja Málaga defrontam-se a partir de amanhã, 28 de março nesta final da liga europeia, com o primeiro jogo a ser marcado para La Fonteta, em Valência. A segunda partida, a 31, terá lugar no Martín Carpena, em Málaga. Em caso de empate, as duas equipas espanholas regressam a Valência para o jogo decisivo, a 5 de abril.
O Valencia Basket tenta conquistar o quarto título na Eurocup 7 Days (o último foi em 2014), sendo a equipa com mais títulos desde 2003, enquanto o Unicaja Málaga é um estreante nestas andanças. O cinco valenciano, que fez uma caminhada quase perfeita perdendo só um jogo antes de entrar no playoff, eliminou na reta final o Khimki Moscovo e o Hapoel Jerusalém. Por sua vez, a equipa da Andaluzia, que se estreia nesta fase final da liga europeia de basquetebol, afastou o Bayern Munique e Lokomotiv Kuban.
Recorde-se que o Galatasaray Odeabank Istanbul venceu no ano passado a final de uma competição que apura diretamente o vencedor (caso não o faça por via da competição doméstica) para a Turkish Airlines EuroLeague, liga dos campeões de basquetebol a nível europeu.
Um olhar português sobre o basquetebol espanhol
Cláudio Fonseca, hoje no Benfica, e Fábio Lima, jogador do CAB Madeira, são dois internacionais portugueses que, durante a sua formação, representaram as cores do Valencia Basket. Para o jogador das águias, que fez a sua formação (Cadetes) e chegou à equipa da ACB, os adeptos do Valencia Basket “são os melhores” de Espanha, transformando-se em autênticos “sextos jogadores”, afirmou em declarações ao canal televisivo Eurosport. Fábio Lima destaca a preocupação do clube de “formar jogadores a partir das camadas jovens até fazê-los chegar à equipa principal”.
João “Betinho” Gomes, internacional português, atualmente em Itália, considera que a presença destas equipas na final volta a provar que “a ACB é a melhor Liga da Europa, não só no aspeto desportivo, mas também no acompanhamento que recebe, com os pavilhões sempre cheios”. Sérgio Ramos, atual treinador do Belenenses e Adjunto da Seleção Nacional, passou cinco épocas, enquanto jogador, na principal Liga espanhola acredita que o Valencia tem uma “excelente equipa”, ainda que o Unicaja tenha “mais nomes”.
Todas as partidas serão acompanhadas, em direto, no Eurosport 2, com comentários de João Cardoso e Luís Cristóvão.
Comentários