José Couto Nogueira é jornalista desde os tempos do Antigo Regime e já trabalhou como repórter, colunista, editor, chefe de redacção e director em muitas publicações, entre elas o jornal digital "Alface Voadora", em 1997-2000. Viveu mais de 20 anos em Londres, São Paulo e Nova Iorque, e escreveu quatro livros de ficção e três de não ficção. Está no SAPO24 desde 2015.
Enquanto os países “avançados” tentam depender menos dos combustíveis fósseis, os “emergentes” querem produzir mais. Uma contradição de objectivos que torna a degradação climática inevitável.
O Supremo Tribunal acaba de abrir a possibilidade de uma ditadura nos Estados Unidos. Parece inacreditável, mas o modelo proposto pela direita cristã e pelos trumpistas está mano a mano com a “democracia iliberal” de Viktor Orbán.
O currículo do Professor britânico Peter Frankopan é impressionante. Tem ensinado História Mundial nas universidades mais prestigiadas, Oxford, Cambridge, Yale, Harvard, Princeton, Nova Iorque (NYU) e King’s College. E ainda arranja tempo para escrever livros monumentais, como “A História do Mundo,
Numa América profundamente dividida - talvez como nunca esteve desde a Guerra Civil de 1861-65 - as opiniões da grande maioria dos eleitores já estão tomadas, pró-Trump ou pró-Biden, e a decisão de quem ganha está, em última análise, no voto dos indecisos.
Sendo psicóloga, Ana Cristina Silva já escreveu notáveis ficções biográficas, como as de Florbela Espanca, a poetisa amargurada, e Annie Silva Pais, filha do diretor da PIDE. Mas a que acaba de lançar agora, “El-Rei, Nosso Senhor, Sebastião José” (Bertrand, 2024) é a mais complexa, retratando tanto
Entre 1945 e 2022 o continente teve 77 anos de paz, a mais longa da sua História. Será que a aproveitou como devia? E que perspectivas tem pela frente?
A invasão da Ucrânia e o isolamento internacional não têm impedido a Rússia de expandir a sua influência no continente, vista com preocupação pelos Estados Unidos e Europa.
Em 2022, um pequeno grupo terrorista planeava dar um golpe de Estado para reinstaurar a monarquia, mas foi apanhado. É o primeiro julgamento deste tipo desde os processos dos comandantes de Auschwitz, na década de 1960.
Nova legislação com sabor russo provoca forte reacção popular num candidato à União Europeia. Afinal, o que pretende o partido no poder, o “Sonho Georgiano”?
Já aqui falei várias vezes da decadência da mais antiga democracia da Idade Contemporânea. A cada mês que passa, apresenta-se mais inevitável o caminho para uma ditadura ou uma guerra civil.
As grandes universidades são em grande parte financiadas por judeus muito ricos e frequentadas por muitos estudantes pró-palestinianos. O resultado da contenda está a pôr em causa a sua famosa imparcialidade académica.
Livros sobre o 25 de Abril não faltam, desde relatos pormenorizados até romances. O jornalista João Céu e Silva, conhecido pela sua série de entrevistas “Uma longa viagem com…” desta vez foi buscar não um protagonista, mas a sua obra, que entre Fevereiro e Março de 1974 vendeu 230 mil exemplares e h
A implantação de um Estado judaico na Palestina sempre foi contestada e passou por várias fases, desde a hostilidade aberta à aceitação do facto consumado. Atualmente, o facto consumado é a hostilidade aberta.
Foi em 4 de Abril de 1949 que doze países fundaram a Organização do Tratado do Atlântico Norte. Esteve quase a morrer, mas renasceu das cinzas graças ao seu maior inimigo.
“Três Ditaduras na Europa Ocidental” (D.Quixote, 2024) é um extenso livro (658 páginas) que relata o que foram as três ditaduras que persistiram na Europa após 1945 - Portugal, Espanha e Grécia. Cada país é tratado por um autor, e a parte portuguesa coube a Isabel do Carmo, revolucionária durante o