A Ucrânia começou hoje uma contra-ofensiva, naquela que se espera ser uma das fases cruciais por parte do país em restaurar a soberania do território perdido para a Rússia.
De acordo com o Washington Post, os ataques ucranianos foram intensificados durante a noite de quarta-feira, no sudoeste do país.
Igor Strelkov, antigo combatente dos serviços de segurança da Rússia, disse no Telegram que já era claro que a Ucrânia tinha iniciado a contraofensiva. De recordar que Strelkov teve um papel preponderante na anexação da Crimeira em 2014 à Rússia.
De momento, sabe-se que as forças ucranianas têm unidades de ataque e tropas treinadas pela NATO, com bloggers russos a afirmarem que já se luta em Zaporizhzhia. A entrar pelo sul de Zaporizhzhia, podem haver mais forças que ajudem a linha da frente, cortando também as linhas de abastecimento russas.
Esta quinta-feira, Volodymyr Zelensky visitou a regi\ao sul de Kherson, onde várias pessoas tiveram de fugir das suas casa, após o rebentamento da barragem em Kakhovka. Zelensky, em comunicado de vídeo para o país denunciou que a Rússia continua a bombardear a parte da província de Kherson sob controlo do Governo de Kiev, enquanto as equipas de resgate tentam salvar vítimas do transbordo de uma barragem.
Comentários