O novo primeiro-ministro britânico disse hoje que vai reconstruir o Reino Unido "tijolo a tijolo" ou não seja ele um trabalhista que traz o seu partido de volta ao poder, 14 anos depois. A frase "bric by bric" transporta-nos inevitavelmente para a imagem de Boris Johnson, antecessor de Sunak, a destruir um muro com uma máquina do "Get the Brexit done".
Para descolar dos conservadores, reconstruir foi o conceito que marcou a primeira intervenção de Keir Starme, após ser nomeado pelo rei. Keir Starmer apelou à unidade para poder cumprir a missão de renovação nacional, naquelas que foram as primeiras declarações desde a vitória dos trabalhistas nas legislativas de quinta-feira.
O também novo ministro britânico dos Negócios Estrangeiros, David Lammy, apelou na sua primeira intervenção a "um cessar-fogo imediato" na guerra na Faixa de Gaza.
Rachel Reeves, ex-economista do Banco da Inglaterra, foi nomeada ministra da Economia do Reino Unido, tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo, após a vitória do Partido Trabalhista nas eleições britânicas.
Comentários