Plenário é uma iniciativa pensada para alargar o debate nas legislativas de 6 de outubro a quem tenha ideias para apresentar para uma melhor governação do país. Há muito para discutir antes da ida as urnas e é por isso que queremos começar já a pensar o país que vamos ter (e ser) nos próximos quatro anos — e contamos com o seu contributo. Assim, lançámos o desafio, em forma de pergunta: Se fosse primeiro-ministro ou primeira-ministra nos próximos quatro anos, qual era o problema que resolvia primeiro? Ou, perguntando de outra forma: qual seria a sua prioridade para o país?

O CEO da Hovione Capital, Peter Villax, aceitou o desafio do SAPO24 e juntou-se ao Plenário. Se fosse primeiro-ministro nos próximos quatro anos a sua prioridade seria o aumento da produtividade.

"Eu se fosse primeiro-ministro e se tivesse quatro anos para governar fazia tanta coisa que um minuto não chega par contar, portanto vou-me concentrar só numa medida: que é o aumento da produtividade das empresas portuguesas. Nós achamos que produtividade é sobretudo um assunto de trabalhadores — que têm de trabalhar mais horas —, ora o trabalhador português já trabalha o maior numero de horas em toda a Europa. Nós temos de ver o que podemos fazer em termos de gestão, de melhoria de produto, de inovação, design, melhores túnicas de marketing e vendas para aumentar o valor dos produtos e serviços que vendemos. É assim que nós vamos aumentar a produtividade das nossas empresas."

O que acha desta ideia? Deixe a sua opinião nos comentários deste artigo. Desejamos uma discussão construtiva, por isso todos os comentários devem respeitar as regras de comunidade do SAPO24, que pode ler aqui.


Queremos também o seu contributo para pensar o país. As legislativas acontecem a 6 de outubro, mas a discussão sobre o país que queremos ter (e ser) nos próximos quatro anos começa muito antes da ida às urnas. É esse o debate que o SAPO 24 quer trazer — e contamos consigo.

Saiba como participar aqui. Veja os contributos dos nossos convidados e leitores em 24.sapo.pt/plenario e, claro, junte-se ao debate. 

Veja as outras ideias para o país que chegaram ao Plenário do SAPO24