Escreve o Jornal de Notícias que foi contratado um contingente de 70 agentes da PSP para garantir a segurança da Festa do Avante! e fazer cumprir as normas da Direção-Geral da Saúde para o evento.
Apesar do maior policiamento, eventuais ajuntamentos no espaço serão resolvidos pelo grupo de militantes que todos os anos se voluntariam para fazer a vigilância.
Dia ainda o jornal, citando fontes ligadas à PSP, que a organização do evento avançou com um pedido do aumento do número de agentes — 70 operacionais por dia, ao longo dos três dias da festa, pagos pelo PCP a título de gratificados — ainda antes de ser conhecido o parecer técnico da DGS.
Segundo o partido, "o recurso a gratificados da PSP no exterior da Festa é uma prática de décadas".
A 44.ª edição da Festa do Avante!, organizada pelo PCP, abre hoje as portas a militantes e visitantes, pelas 16:00, mas só podem estar, ao mesmo tempo, 16.563 pessoas, ditou a Direção-Geral da Saúde devido à pandemia de covid-19.
O secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, vai ser visto e ouvido através dos ecrãs gigantes e da instalação sonora dos 30 hectares das quintas da Atalaia e do Cabo da Marinha, pelas 19:00, no habitual discurso de abertura oficial.
O certame anual do PCP tem estado envolto em polémica, com muitas críticas pela sua realização este ano, especialmente pelas forças políticas da direita (PSD, CDS-PP, Chega) e outras personalidades públicas.
No cartaz dos concertos, a primeira noite vai ser animada no palco 25 de Abril – o maior do recinto das quintas da Atalaia e do Cabo da Marinha – pelo concerto “sons e vozes de África contra o racismo”, com artistas de Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Angola.
No auditório 1.º de Maio, o protagonismo será da fadista Aldina Duarte e Camané e Mário Laginha.
Os comunistas tomaram numerosas medidas sanitárias para garantir a segurança e prevenir eventuais contágios ou mesmo um surto do novo coronavírus, com plateias de lugares sentados e espaçados, pontos de álcool gel ou o recrutamento de assistentes de plateia. As bebidas alcoólicas estão também proibidas junto aos palcos dos espetáculos.
Comentários