Em conferência de imprensa na casa daquela fundação, no Porto, os membros da parceria, que inclui a Makenotes, anunciaram hoje a criação de sete produtos "100% amigos ambiente", cuja venda vai ajudar as famílias alojadas naquele equipamento, durante o período dos tratamentos das crianças, revelou Gonçalo Barata, diretor executivo da Fundação.

A iniciativa visa ainda apoiar as famílias das crianças em tratamento nos hospitais Santa Maria e Centro Hospitalar Lisboa Central.

Enfatizando "tratar-se de uma campanha nacional", Gonçalo Barata precisou que os proveitos serão aplicados nos projetos da fundação em Portugal e durante a campanha, os bonecos “Maria e Pedro”, embaixadores da Fundação, irão representar um pouco por todo o país as crianças que diariamente são apoiadas pela instituição.

Inaugurada a 20 de novembro de 2013, a casa no Porto apoia famílias de "crianças recém-nascidas e até aos 18 anos" de todo o país que estejam a ser tratadas no HSJ e no IPO do Porto e "cuja permanência em 2017 foi de 22 dias, mas que pode estender-se até seis meses", revelou Gonçalo Barata, diretor executivo da Fundação.

A casa tem capacidade para acolher 12 famílias, referenciadas pelos serviços de Ação Social dos hospitais, sendo que em 2018 a fundação apoiou no âmbito dos três projetos mais de 350 agregados, revelou o diretor executivo.

Nércia Roman, moçambicana, mãe de uma menina em tratamento a um neuroblastoma [tumor comum entre os lactentes] e que entrou na casa em fevereiro de 2017, destacou hoje, durante a apresentação, a "grande satisfação por ter um local onde ficar, perto do IPO do Porto, que não fosse apenas um quarto de hospital".

Encaminhada então para a casa pela "assistente Social do IPO" e onde permanece por a filha "ter de continuar com os tratamentos", sublinhou a importância da permanência por "estar num outro país, num outro continente".

"Isto é um parque infantil, aqui podem continuar a ser crianças", concluiu.

A casa do Porto conta em 2018 com 70 voluntários, sendo que o apoio irá ser alargado às famílias das crianças em tratamento no HSJ e IPO do Porto que não tenham conseguido alojamento.

A diretora comercial da Makenotes, Ana Cardoso, explicou que parte do valor da venda (entre um e dois euros) dos sete produtos - blocos de notas, estojos, porta-moedas, porta-chaves, entre outros - reverte a favor da fundação, apelando às pessoas "para que adquiram presentes solidários".