“As duas carreiras previstas para o início da madrugada entre Cais do Sodré e Cacilhas serão realizadas”, afirmou a responsável pela comunicação da empresa, Margarida Perdigão.

De acordo com a mesma fonte, ao início da manhã serão retomados também os “horários normais” das carreiras de Trafaria, Porto Brandão e Belém.

As ligações fluviais estiveram interrompidas durante a noite de sábado em consequência das condições adversas causadas pela passagem do furacão Leslie.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou no sábado 13 distritos sob aviso vermelho, o mais grave, por previsão de vento forte, e alguns também por agitação marítima, em consequência da passagem pelo território continental do furacão Leslie.

Setúbal, Lisboa, Leiria, Coimbra, Aveiro, Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Castelo Branco, Viseu, Guarda e Santarém são os distritos abrangidos pelo aviso.

O furacão Leslie está a atingir o território continental como depressão pós-tropical, mas com ventos com "intensidades equivalentes a uma tempestade tropical", com rajadas acima dos 130 quilómetros/hora que podem chegar a máximos históricos de 180/190 quilómetros/hora, segundo o meteorologista do IPMA Nuno Moreira.

De acordo com a Proteção Civil, o período crítico deverá prolongar-se até às 04:00 de hoje.

[Notícia atualizada às 01:28]