Segundo a autarquia, a atividade, a realizar entre as 13:30 e as 16:30, volta a estar aberta à participação de todos os que pretendam colaborar, tal como aconteceu nas duas edições anteriores realizadas no dia 18.

A ação, promovida pelo município de Seia, através do Serviço Municipal de Proteção Civil e do Centro de Interpretação da Serra da Estrela, servirá para "estabilização de encostas e criação de estruturas de retenção em linhas de água".

"As intervenções de emergência de proteção dos solos e conservação dos ecossistemas vão ter novamente lugar numa área afetada pelos incêndios, na Mata do Desterro (Senhora do Desterro), e pretendem sensibilizar para necessidade de conservação da floresta e proteção dos solos da erosão, através da demonstração prática de como atuar em áreas ardidas, em particular nas zonas de maior declive", refere a organização em nota hoje enviada à agência Lusa.

A fonte lembra que a iniciativa "serve igualmente para criar uma área de proteção à bacia de drenagem onde é recolhida a água para abastecimento público".

Durante a ação de voluntariado serão desenvolvidas múltiplas intervenções, "entre as quais a instalação de barreiras para controlar a erosão das encostas, com recurso a resíduos florestais e a troncos recolhidos no local, entre outros materiais".

A Mata do Desterro é uma área florestal da EDP que está sob gestão da Câmara Municipal de Seia desde maio de 2007.

A atividade está limitada a um máximo de 25 participantes a quem a organização apela que façam uso de botas, de agasalho, de impermeável, de luvas de trabalho, de serrote ou tesoura de poda e de um pequeno lanche e água.

Os interessados em colaborar na ação de estabilização dos solos atingidos pelos incêndios dos dias 15 e 16 de outubro, podem inscrever-se na plataforma da internet ou no site da Câmara Municipal de Seia.