Adelino Gomes, comandante dos Bombeiros Voluntários de Constância, em serviço no Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém, disse à Lusa pelas 16:30 que o incêndio estava “60% em resolução”, com um flanco ainda a concentrar a atenção dos meios no terreno, não tendo sido afetada qualquer habitação.

A fonte explicou que o fogo resultou de dois focos de incêndio que acabaram por se juntar, tendo um deles sido detetado às 13:00 e outro às 13:32.

O combate às chamas tem sido dificultado pelos ventos que se fazem sentir e pelos difíceis acessos, indicou o comandante.

Os 78 operacionais e 20 viaturas de várias corporações de bombeiros do distrito de Santarém e uma do distrito de Leiria (Benedita) estão a ser ajudados por dois meios aéreos, tendo um terceiro saído entretanto por falta de autonomia, adiantou.

Para o comandante, o aparecimento de dois focos quase em simultâneo indicia “premeditação” na criação de dificuldade ao combate, sobretudo por existir apenas um acesso no local em causa.