Hoje ficam sem aulas cerca de 500 alunos do centro escolar (1.º ciclo e pré-escolar) e escola básica e secundária Doutor Bento da Cruz, no distrito de Vila Real.
David Teixeira, vice-presidente da Câmara de Montalegre e responsável pela proteção civil, disse à agência Lusa que, durante a noite, o peso da neve provocou a queda de muitos ramos de árvores para as estradas, bem como linhas de eletricidade e de telefone, pelo que há localidades sem luz
As equipas da proteção civil estão no terreno a limpar as principais estradas do concelho, mas há dificuldades nos acessos e no interior de muitas aldeias.
O responsável referiu que “nevou muito” e que de “madrugada chegou a haver um metro de neve em cima de árvores”.
A situação mais problemática verifica-se nas aldeias do Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG) até à Serra do Larouco.
Também em Vila Pouca de Aguiar, os alunos das aldeias mais altas do concelho, nas zonas de Jales e do Alvão, não vão hoje às aulas por não estarem reunidas as condições de segurança para a passagem dos transportes escolares.
O responsável pela proteção civil municipal, João Fontes, referiu que os limpa-neves estão no terreno a proceder à limpeza das vias e que, durante a noite, se verificou a queda de muitos ramos de árvores para as estradas e também de cabos de eletricidade.
No distrito de Vila Real, a neve obrigou ao corte da Estrada Nacional 15 (EN15), na zona da serra do Marão, entre Vila Real e Amarante, e há problemas na circulação no Itinerário Principal 4 (IP4), no alto de Espinho, devido à queda de dois cabos de média tensão para a via.
O troço do IP4 que atravessa a serra do Marão era um dos mais problemáticos do distrito quando nevava, uma situação que foi colmatada com a entrada em funcionamento da Autoestrada do Marão – Túnel do Marão, que é agora a principal opção dos condutores para a circulação nesta zona.
Durante a madrugada, a Autoestrada 24 (A24) esteve cortada ao trânsito, entre os nós de Fortunho, Vila Real, e de Vila Pouca de Aguiar, por causa das dificuldades provocadas pela neve.
Comentários