
Segundo a polícia britânica, cinco homens com idades entre os 29 e os 46 anos foram detidos, no sábado, em diferentes zonas de Inglaterra por suspeita de prepararem um ato terrorista.
Quatro são de nacionalidade iraniana e a nacionalidade do quinto elemento ainda está a ser apurada.
Todos os suspeitos estão a ser interrogados nas esquadras de polícia e não foram acusados.
A polícia informou que está a efetuar buscas em várias propriedades em Londres, Manchester, no noroeste de Inglaterra, e Swindon, no oeste de Inglaterra.
O plano de ataque visava um único local que não foi nomeado “por razões operacionais”, adiantou a polícia.
O comandante Dominic Murphy, chefe do Comando Antiterrorista, adiantou que a polícia ainda está a trabalhar para estabelecer um motivo, “bem como para identificar se pode haver algum risco adicional para o público”.
Separadamente, três outros homens iranianos, de 39, 44 e 55 anos, foram detidos em Londres por suspeita de crime contra a segurança nacional, no âmbito de uma investigação não relacionada, informou a polícia.
A ministra do Interior, Yvette Cooper, afirmou que as detenções são “acontecimentos graves que demonstram a necessidade permanente de adaptar a resposta às ameaças à segurança nacional”.
“O governo continua a trabalhar com a polícia e as agências de informação para apoiar todas as ações e avaliações de segurança que são necessárias para manter o país seguro”, assumiu.
A polícia ainda não determinou se a alegada conspiração está ligada ao Irão, mas os serviços secretos britânicos alertaram para a ameaça crescente de atacantes ligados ao Teerão.
Em outubro de 2024, o chefe do serviço de segurança interna do MI5, Ken McCallum, afirmou que os seus agentes e a polícia tinham enfrentado 20 conspirações “potencialmente letais”, apoiadas pelo Irão desde 2022, a maioria das quais dirigidas a iranianos no Reino Unido que se opõem às autoridades do país.
Na altura, Ken McCallum adiantou que havia o risco “de um aumento ou alargamento da agressão do Estado iraniano no Reino Unido” se os conflitos no Médio Oriente se aprofundassem.
Em março de 2024, Pouria Zeraati, apresentador de uma estação de televisão em língua farsi, que criticava o governo iraniano, foi esfaqueado na perna à porta de sua casa em Londres. Mais tarde, dois homens foram detidos na Roménia e acusados pelo ataque.
O nível oficial de ameaça terrorista do Reino Unido é “substancial”, o meio de uma escala de cinco pontos, o que significa que é provável um ataque.
Comentários