Segundo um comunicado da PJ, a detenção ocorreu em cumprimento de Mandado de Detenção Europeu e na sequência de investigação da Diretoria do Norte da Polícia Judiciária.
O suspeito, agora entregue às autoridades portuguesas, está emigrado naquele país e será o presumível autor de um crime de roubo agravado em residência e violação da proprietária, ocorrido no dia 3 de julho de 2013.
"No inquérito em causa, concluído e remetido às autoridades judiciárias competentes em janeiro de 2016, foi possível reunir prova da autoria dos referidos ilícitos que vitimaram uma septuagenária que vivia sozinha na residência assaltada", lê-se no comunicado enviado à Lusa.
A vítima, à data com 75 anos de idade, "não só foi desapossada de alguns bens materiais, como foi agredida sexualmente pelo autor, que a terá violado", acrescenta a PJ.
No comunicado assinala-se também ter sido "possível identificar o presumível autor e reunir prova que permitiu a emissão de mandados de detenção europeus, que recentemente foram cumpridos pelas autoridades francesas, sendo agora possível responsabilizar criminalmente o arguido".
O suspeito apresenta antecedentes criminais por crimes contra a propriedade e violação, com cumprimento de penas efetivas de prisão.
O detido tem 45 anos e à data dos factos residia em Paços de Ferreira.
Comentários