O movimento de cidadãos promoveu hoje a "Corrida da Sustentabilidade", que arrancou na Praça 25 de Abril, passou pelos Arcos do Jardim, Hospital Universitário de Coimbra e terminou na Praça 8 de Maio, em frente à Câmara, fazendo o percurso em bicicleta, bicicleta elétrica, 'scooter' elétrica, carro elétrico, carro híbrido e autocarro dos transportes urbanos da cidade.
O resultado foi uma vitória da bicicleta, que fez o percurso em 19 minutos, seguindo-se a 'scooter' elétrica com um tempo de 20 minutos.
No final, o candidato à Câmara pelo movimento Cidadãos por Coimbra sublinhou que a iniciativa permitiu "comprovar a potencialidade da bicicleta como forma de transporte individual" na cidade.
A Câmara, frisou, "deve ter um papel muito ativo na componente desportiva e na componente de promoção de vida saudável e [deve] promover o uso da bicicleta", considerando que é preciso esse empenho da autarquia para garantir uma mudança de mentalidades.
Apesar das muitas subidas e descidas pela cidade, há "uma zona muito apetecível para andar de bicicleta, muito plana, que corresponde a toda a margem do rio [Mondego]", disse à agência Lusa o cabeça de lista.
Para Gouveia Monteiro, a bicicleta "está completamente subutilizada", considerando que "o que é preciso é promover", defendendo a criação de mais zonas de estacionamento de bicicletas "nos principais postos de trabalho" e pontos da cidade, bem como elaborar rotas mais favoráveis ao seu uso.
O candidato disse ainda que a criação de um sistema de bicicletas de uso gratuito pode ser também uma possibilidade.
Também sobre a mobilidade no concelho, o movimento aponta como objetivo, no seu programa eleitoral, chegar a um milhão de passageiros transportados por ano pelos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) em 2021.
Para isso, é necessário "reorganizar as carreiras", recorrendo aos investigadores universitários que têm estudos sobre a mobilidade em Coimbra, disse.
Nas eleições autárquicas de 01 de outubro, são candidatos à Câmara de Coimbra o atual presidente da Câmara, Manuel Machado (PS), Francisco Queirós (CDU), Jorge Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Vítor Ramalho (PNR), Jaime Ramos (PSD/CDS-PP/PPM/MPT), José Manuel Silva (Somos Coimbra) e Vítor Marques (PAN).
Comentários