Ainda com resultados definitivos por apurar, Almada (Setúbal) e Castro Verde (Beja), dois dos 11 municípios liderados desde as primeiras eleições autárquicas de 1976 pelos comunistas, passaram no domingo para as ‘mãos’ do PS.
Alandroal (Évora), Alcochete e Barreiro (Setúbal), Barrancos, Moura e Beja, Constância (Santarém) foram outros dos municípios conquistados pelos socialistas à coligação que junta comunistas, ecologistas e independentes.
Em Peniche (Leiria), o vencedor foi o agora candidato independente, apoiado também pelo BE, Henrique Bertino, que era há mais de uma década presidente de junta de freguesia de Peniche, eleito pela CDU. A coligação tinha apresentado como cabeça de lista Rogério Cação, já que o atual presidente da autarquia estava impedido de se recandidatar devido à lei da limitação de mandatos.
O líder comunista, Jerónimo de Sousa, apesar de ter tentado sublinhar a influência de PCP na "reposição de direitos e rendimentos, terminou com menos votos do que há quatro anos, quando a CDU ficou a presidir a 34 autarquias e teve 199 mandatos.
Desta feita, a votação não deverá chegar aos 10% e a coligação poderá ficar com apenas 24 câmaras municipais para gerir.
O secretário-geral do PCP assumiu na noite eleitoral o "resultado negativo" e justificou-o, entre outros fatores pela "pressão de membros do Governo.
Ainda assim, Jerónimo de Sousa prometeu manter a convicção de estar "do lado certo, dos trabalhadores e do povo" e anteviu que, dentro de quatro anos, as mesmas pessoas que agora optaram pelo PS vão querer voltar a executivos liderados pelo "trabalho, honestidade e competência" da CDU.
Comentários