Há crianças a morrer à fome todos os minutos
Entre provocações e ameaças entre Israel e o Hamas, em Gaza, crianças continuam a morrer à fome, desnutridas e sem acesso aos hospitais. O terror que se vive na Palestina custa acreditar a quem assiste a um genocídio de longe, no conforto do sofá.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) denunciou hoje que pelo menos 57 crianças morreram de fome na Faixa de Gaza desde março, na sequência do bloqueio humanitário imposto por Israel ao enclave palestiniano.
Numa conferência de imprensa em Genebra, Suíça, o representante da organização para os Territórios Palestinianos Ocupados, Rik Peeperkorn, alertou que as crianças que conseguiram sobreviver até à data enfrentam possíveis problemas de saúde para toda a vida.
A OMS vincou que, se a terrível situação humanitária persistir, cerca de 71 mil crianças com menos de cinco anos poderão sofrer de desnutrição aguda nos próximos 12 meses, e que muitas delas estão "presas no ciclo vicioso causado pela falta de alimentos".
Peeperkorn denunciou que o embargo à ajuda por parte de Israel "só permite que a assistência chegue a 500 crianças com desnutrição aguda", o que é apenas uma "fração" das que enfrentam "necessidades urgentes".
"Já sabemos que os danos causados pela falta de alimentos têm consequências para toda a vida. Isto inclui problemas cognitivos e outros. Sem alimentos e água potável, toda uma geração será permanentemente afetada", disse Peeperkorn, antes de afirmar que a OMS dispõe de "recursos na Cisjordânia" que aguardam entrega no enclave.
O representante da OMS para os Territórios Palestinianos Ocupados sublinhou que esta é "uma das piores crises de fome do mundo" e que "está a acontecer em tempo real".
Os alertas de Peeperkorn surgem um dia após a divulgação de um relatório apoiado pela ONU que alerta para a insegurança alimentar e sugere que uma em cada cinco pessoas em Gaza poderá passar fome.
"Temos vindo a chamar constantemente a atenção para a necessidade de fazer chegar a ajuda à Faixa de Gaza. Os 31 camiões da OMS continuam parados em al-Arish, no Egito, a apenas algumas dezenas de quilómetros da passagem de Rafah", lamentou.
Peeperkorn afirmou que os centros médicos de Gaza "não são um alvo legítimo" na ofensiva israelita, depois de o exército ter atacado o hospital Nasser, a sul de Khan Yunis (sul do enclave), onde morreram duas pessoas, incluindo um jornalista, e 12 ficaram feridas.
"A saúde não é um alvo", afirmou o representante da OMS, que aproveitou a ocasião para reiterar o apelo à "proteção das instalações de saúde" e à implementação de medidas para "pôr fim ao bloqueio, libertar os reféns e conseguir um cessar-fogo que conduza a uma paz duradoura".
A UNICEF reforça o impacto catastrófico nas crianças, nos adolescentes e nas famílias. 5 mil crianças e adolescentes foram mortos e milhares ficaram feridos pelos ataques israelitas.
A associação estima que 1,7 milhão de pessoas na Faixa de Gaza tenham sido deslocadas, mais de metade são crianças e adolescentes. De acordo com a UNMAS (Serviço de Acção Anti-Minas das Nações Unidas) morrem em média duas pessoas por dia por causa de munições não detonadas. Outros milhares por não dormir, com pesadelos.
A ofensiva israelita foi desencadeada por um ataque do grupo radical palestiniano Hamas no sul de Israel em 7 de outubro de 2023, que causou cerca de 1.200 mortos e 250 reféns, segundo as autoridades israelitas.
A retaliação de Israel contra a Faixa de Gaza provocou mais de 52.900 mortos, de acordo com o Ministério da Saúde do Hamas, que governa o enclave desde 2007.
Israel causou a destruição de grande parte das infraestruturas do território de 2,4 milhões de habitantes, exigindo a sua aniquilação total, retomou a ofensiva em março, pondo termo a um cessar-fogo negociado em janeiro, durante o qual trocou vários reféns israelitas por prisioneiros palestinianos. Respondeu com mais morte.
Desde que retomou a ofensiva, impôs um bloqueio à entrada de ajuda humanitária na Faixa da Gaza, apesar dos apelos de organizações internacionais, como a ONU, para que não deixasse morrer a população à fome e de doenças.
*Com Lusa
- 14:58
- Um homem foi declarado inocente pela Justiça britânica nesta terça-feira após passar 38 anos na prisão pelo assassinato de uma mulher em 1986, tornando-se a vítima de um erro judicial que passou mais tempo em reclusão no Reino Unido.
-
- 14:32
-
Legislativas: Tiktok remove mais de 275 conteúdos e elimina 45.000 contas falsas
O TikTok implementou um conjunto de medidas antes das eleições legislativas portuguesas e removeu "mais de 275 peças de conteúdo" que violavam as regras, incluindo desinformação, e mais de 45.000 contas falsas, anunciou hoje a plataforma.
-
- 14:03
-
Israel ameaça entrar com toda a força em Gaza
O exército de Israel vai entrar em Gaza “com toda a força” nos próximos dias, anunciou o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, que disse não ver qualquer cenário em que possa parar a guerra.
-
- 13:56
-
Homem furta ambulância e foge da Unidade de Alzheimer de Castro Marim
Um utente da Unidade de Alzheimer da Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim, no Algarve, fugiu na segunda-feira à noite da instituição após furtar uma ambulância dos bombeiros, disse hoje fonte da GNR.
-
- 13:46
-
Com o 7 do pai, Cristiano Ronaldo Júnior faz estreia nos sub-15 em vitória sobre Japão
O filho do futebolista internacional português Cristiano Ronaldo, Cristiano Ronaldo Júnior, do Al Nassr, fez hoje a sua estreia na seleção de sub-15, numa goleada sobre o Japão (4-1), na qual Rafael Cabral foi a grande figura.
-
- 12:30
-
Kremlin não confirma que Putin se reunirá com Zelensky
O Kremlin recusou-se a comentar nesta terça-feir a proposta do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, de se encontrar com seu homólogo russo Vladimir Putin na quinta-feira, em Istambul, na Turquia, para conversações diretas sobre a paz.
-
- 12:27
-
Era apenas uma tese de mestrado sobre redes elétricas. Até que se deu o apagão
A micro-rede elétrica desenvolvida por um estudante da Universidade de Coimbra brilhou durante o apagão e mostrou caminho para o futuro.
-
- 11:59
-
Alerta de bomba em avião que saiu de Faro foi falso alarme
Aeronave teve de fazer aterragem de emergência na Bélgica, concretamente em Charleroi, que encerrou a pista.
-
- 11:35
-
Investigadores criam penso cardíaco que ajuda na recuperação após enfarte do miocárdio
Investigadores das universidades do Porto e de Coimbra desenvolveram um "penso cardíaco inteligente" que, composto por um biomaterial especial, usa os batimentos cardíacos para melhorar a função elétrica e ajudar na recuperação após enfarte do miocárdio, foi hoje revelado.
-
- 10:29
-
Israel bombardeia hospital em Gaza; Hamas anuncia morte de jornalista internado
O Exército israelita anunciou nesta terça-feira que bombardeou um hospital na Faixa de Gaza supostamente utilizado pelo movimento islamista Hamas para "atividades terroristas" e o movimento islamista palestiniano informou sobre morte de um jornalista que estava internado.
-
- 10:20
-
Santa Casa fecha 2024 com lucro de 30 milhões após plano de reestruturação
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa terminou 2024 com um resultado líquido positivo superior a 30 milhões de euros, depois de ter fechado 2023 com 2,5 milhões, resultados que o provedor atribui ao plano de reestruturação.
-
- 10:05
-
Paquistão anuncia morte de 11 soldados e de 40 civis durante a crise com a Índia
O Exército do Paquistão anunciou hoje um novo balanço de 40 civis e 11 soldados mortos na última semana, durante o pior confronto com a Índia desde 1999.
-
- 09:36
-
Gérard Depardieu considerado culpado de agressão sexual a duas mulheres
Duas mulheres acusaram o ator francês devido aos seus comportamentos em 2021. Gérard Depardieu foi agora condenado a 18 meses de prisão com pena suspensa por agressão sexual.
-
- 09:00
-
Um 13 de maio centrado nos papas: as memórias de Francisco e a consagração do pontificado de Leão XIV a Nossa Senhora
A peregrinação de maio ao Santuário de Fátima, presidida pelo cardeal brasileiro Jaime Spengler, terminou hoje com a consagração do pontificado do Papa Leão XIV à Virgem de Fátima. Um cálice oferecido por Francisco trouxe as memórias do anterior Papa para a cerimónia.
-
- 07:25
-
Telemóvel em alta voz nos transportes públicos dá multa até 250 euros
A lei tem quase 20 anos, mas são poucas as coimas aplicadas na última década. A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) quer mais fiscalização e enviou ao governo uma proposta que lhe dá mais poderes para atuar.
-
- 07:10
-
"Venha o Governo que vier, da direita ou da esquerda, Portugal continua em austeridade"
O IRS jovem foi um dos temas mais falados na legislatura do Governo PDS/CDS que durou apenas um ano, já quase ao cair do pano foram as retenções na fonte, o IRS e a falta de literacia financeira dos portugueses que marcaram a agenda noticiosa. Mas em termos de impostos, afinal o que está em causa ne
-
- 07:09
-
Maquinistas e revisores da CP cumprem hoje penúltimo dia de greve
Os maquinistas e os revisores da CP cumprem hoje o penúltimo dia de greve em defesa de aumentos salariais e da negociação coletiva, uma paralisação que tem gerado vários constrangimentos à circulação.
-
- 07:07
-
Portugal tenta hoje passagem à final do concurso da Eurovisão
Portugal compete hoje por um lugar na final do 69.º Festival Eurovisão da Canção, a decorrer em Basileia, na Suíça, com a canção "Deslocado", interpretada pelos Napa, mas a passagem será difícil, de acordo com as casas de apostas.
-
- 22:45
-
ONU prepara-se para cortar no orçamento e em postos de trabalho
O secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou hoje para a necessidade de tomar "decisões difíceis e desconfortáveis" para enfrentar a crise de financiamento que a organização atravessa, projetando "reduções significativas" no Orçamento e cortes de postos de trabalho.
-
- 21:28
-
Prevost foi convidado, mas um dia poderá vir Leão XIV. Fátima recorda Papa Francisco e inaugura nova cruz
A peregrinação internacional de maio ao Santuário de Fátima é presidida pelo cardeal brasileiro Jaime Spengler. O atual Papa, então cardeal, tinha sido a primeira escolha para este mês e, posteriormente, para outubro.
-