Antes de começar, é fundamental clarificar, desde já, que se uma vítima paralisar, congelar ou ficar inerte não está de algum modo a consentir ser violada. São reações naturais face a uma experiência traumática. Mas vamos por partes, pois debater violência sexual não é um tema fácil e há muitas ques
A espuma dos dias é como a espuma do mar. Vem e vai num esgar de indignação fugaz sobre qualquer coisa, sobre qualquer problema. Tão rápido que nem dá tempo de agir.
A animosidade “anti-vaxx” coloca em perigo o direito de viver num ambiente saudável. Uma coisa é uma pessoa querer correr riscos, outra é expor outrem às consequências da sua opinião.
A Justiça de Espanha tem sido imprevisível, propiciando até decisões aberrantes. Aconteceu um juiz ter proposto a absolvição dos cinco homens (usam para o grupo o nome de La Manada) que violaram uma jovem de 18 anos, a quem penetraram por onde quiseram, nas festas de Pamplona – vale que o Supremo re
O cabo-verdiano é uma língua interessantíssima. No entanto, ainda corre por aí a ideia de que é uma língua incompleta, uma forma limitada de falar — ou então uma língua pouco útil. Será assim?
Estes recursos naturais de qualidade excepcional – as águas minerais naturais são recursos do domínio público do Estado - são património dos portugueses e estão disponíveis em embalagens de vidro e de PET, 100% recicláveis e seguras.
Miguel Duarte é o bandido português que faz parte do grupo criminoso Jugend Ruttet que, com bandidos de vários outros países, já permitiu que cerca de 14.000 (catorze mil, sim, não pus zeros a mais sem querer) refugiados voltassem a pisar terra firme em vez de os deixar ir para onde estariam bem mel
Todos nós julgamos os outros pelas escolhas que fazem na vida e pela forma como essas escolhas parecem espelhar uma péssima gestão de prioridades face ao que achamos sensato.
Miguel Duarte corre o risco de ir para a prisão. Porquê? Porque, em 2016, ajudou a salvar da morte certa no Mediterrâneo 14 mil pessoas. Não uma. Nem duas. Catorze mil pessoas que procuravam abrigo, refúgio, uma vida com dignidade. Não vale a pena encolher os ombros e fingir que está tudo bem, que a
Sou Barnabé. Na Acreditar, Barnabés são todos aqueles que já viveram ou vivem uma doença oncológica na sua infância ou juventude. É dos Barnabés, e dos seus desafios, que vos venho falar.
É extraordinário que uns dois milhões de pessoas se juntem numa manifestação que as autoridades classificam de motim, o que coloca os manifestantes sob a etiqueta policial de amotinados, portanto com riscos de repressão, mas eles não recuam e tudo o que querem é: defender a liberdade.
Se calhar é de mim, se calhar acordei mais pessimista, se calhar deprimiu-me ter visto a série “Years and Years”, mas a verdade é que os anos que aí vêm não me parecem nada bonitos globalmente.
Um pequeno resumo dos principais festivais de Verão em Portugal para ajudar todos aqueles que não conseguem passar um verão sem ter aquela bela foto de um festival de música em que não viram concerto nenhum.
O discurso de João Miguel Tavares, política à parte, tem uma melodia agradável. Mas como acontece com vários hits musicais, quando olhamos à letra, percebemos que há coisas que não fazem grande sentido, mesmo que continuem a ser trauteadas e cheguem ao top das mais ouvidas.
Deve ser desesperador para quem faz milhões de pessoas vibrarem em todo o planeta com as suas peripécias entre 4 linhas - onde, apesar de tudo, ainda é um prodígio -, saber que essa mesma gente o ridicularizará pelo momento em que ele esteve entre 4 paredes, onde cedeu a armações tão primárias. E qu